Início Geral Escola de educação básica é desativada

Escola de educação básica é desativada

Segundo prefeitura, medida foi tomada para adequar os alunos às suas séries atuais.

Willian Reis
Tubarão

A Escola Municipal de Educação Básica João Pedro Delfino, no Sertão da Jararaca, em Tubarão, foi desativada pela prefeitura. Com a medida, os alunos tiveram de ser transferidos e, desde segunda-feira, frequentam a Escola Municipal de Educação Básica Bom Pastor, no bairro de mesmo nome.

Ao todo, 36 alunos estavam matriculados na Delfino. Na escola, o método de ensino era multisseriado, que consiste em colocar em uma mesma sala estudantes de séries diferentes. Pela manhã, funcionavam as turmas do quarto e quinto anos, e no período vespertino as turmas do primeiro ao terceiro anos, todos na mesma sala e com a mesma professora.

“Em nossas pesquisas, verificamos que a qualidade nestas escolas multisseriadas fica defasada. Juntar tudo em mesma sala potencializa as dificuldades. Nosso foco é o estudante e a sua aprendizagem”, afirma o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Mário Cezar de Oliveira Cardoso.

Ele diz que a prefeitura decidiu pela desativação para que o estudante seja colocado em sua série adequada, em vez de dividir a sala com colegas de outras turmas. Além disso, ajudou na decisão o fato de a atual diretora da escola, Rosemere Cardoso Gaspar Ribeiro, estar se afastando da instituição para nove meses de licença-prêmio. Ao fim do prazo, segundo Cardoso, ela irá se desligar da prefeitura devido à aposentadoria.

O diretor-presidente da fundação alega que a maioria dos estudantes é de fora do Sertão da Jararaca. Ele garante que o serviço de transporte dos alunos, oferecido pela prefeitura, está mantido, mesmo com a mudança. Cardoso calcula que entre a Delfino e a Bom Pastor são 4,5 km de distância. Os nove funcionários da escola também foram realocados para outras instituições.

 

Prefeitura estuda ações para as demais escolas multisseriadas
Além da Delfino, Tubarão tem mais três escolas multisseriadas. Cardoso afirma que a prefeitura avalia quais ações tomar nestas instituições – uma delas é a Escola Sombrio, no bairro de mesmo nome. Para elas, ainda não há nada definido. “O problema não é a quantidade de alunos, mas, sim, diferentes séries na mesma sala. Estamos estudando números e dados para tomar as decisões na hora certa”, explica.

 

Prédio da escola pode receber educação infantil
Nos próximos quatro meses, a prefeitura irá fazer uma sondagem no Sertão da Jararaca para identificar se há demanda por educação infantil, hoje o principal gargalo na oferta de vagas no município. Se for o caso, uma ou duas salas da Delfino poderão ser adaptadas para atender estas crianças.
Na sessão ordinária de segunda-feira, o vereador José Luiz Tancredo (PSDB) solicitou à prefeitura informações sobre a desativação da Delfino. Em sua fala, Tancredo disse que os pais dos alunos não foram consultados antes do fechamento da unidade.
Cardoso diz que houve reunião na quinta-feira passada, mas que contou com pouca presença de pais. Segundo ele, foi oferecida à comunidade a possibilidade de matrícula tanto na Escola de Bom Pastor como também na de São Martinho, porém, a maioria optou pela primeira.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile