Início Geral Escolas oferecem cardápio especial aos alunos

Escolas oferecem cardápio especial aos alunos

Florianópolis

Alergias e intolerâncias a certos alimentos são cada vez mais frequentes entre as crianças. Para atender as necessidades de alunos que apresentam restrições a glúten, lactose ou precisam de uma dieta específica por motivo de doença, as empresas que elaboram as refeições na rede pública estadual de Santa Catarina seguem um cardápio especial desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação.

A garantia das refeições adaptadas para as necessidades alimentares dos alunos está prevista na Lei Estadual nº 17.005/2016, sancionada em outubro de 2016. “Apesar de a adequação nas escolas catarinenses ser uma prática adotada por nós há anos, a legislação vem para reforçar a importância de se cuidar de casos especiais e para dar mais segurança aos pais e alunos que convivem com restrições alimentares”, afirma a nutricionista da Secretaria de Estado da Educação, Ane Silvia Brandini.

Segundo a gerência operacional da Risotolândia, a empresa fornece alimentação escolar para mais de 400 unidades no Estado. “Nossos nutricionistas estão preparados para executar as mudanças e substituições de ingredientes nas refeições, mantendo o máximo possível a integração com o cardápio servido aos demais alunos”, afirma a gerência.

O nutricionista e gerente da Nutriplus Alimentação, responsável pelas refeições de mais de 600 escolas em Santa Catarina reforça que o trabalho vai além de servir uma refeição específica a cada necessidade especial. “Nós conversamos com os pais de alunos, procuramos entender caso a caso e preparamos o alimento conforme as orientações apresentadas no atestado médico, que é obrigatório”, complementa.

Sair da versão mobile