
Orleans
Um trabalho delicado e minucioso começou a ser feito no famoso Paredão do Zé Diabo, que agrega as esculturas do artista José Fernandes. A limpeza dos painéis, após a remoção do matagal que quase fez o trabalho desaparecer, é coordenada pelo próprio escultor e pelo seu filho, Joel Fernandes.
Apesar de o local ser de responsabilidade da Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), a prefeitura de Orleans propôs uma parceria com a instituição e iniciou as ações de recuperação do patrimônio.
“Não há como descrever a importância desse patrimônio para nossa cidade e para a nossa região. Por isso oferecemos a parceria”, valoriza o secretário de infraestrutura da prefeitura, Udir Pavei, o Dija.
O serviço é lento e feito apenas com esponja e água, para não danificar as esculturas. Resultado de oito anos de intenso trabalho na década de 80, e considerado um dos cartões postais de Orleans, o paredão possui mais de 160 metros quadrados.
“No ano em que o município comemora 100 anos de emancipação, é uma grande alegria ver esse local limpo e mais estruturado”, comemora o artista.