
Maria Julia Goulart
Capivari de Baixo
A população de Capivari de Baixo e região tem um novo espaço para desfrutar de eventos culturais e praticar atividades físicas. O Parque Ambiental Tractebel, localizado na Capital Termoelétrica, inaugura hoje. A ideia para a construção do local começou em 1996. No mesmo ponto funcionava o depósito de carvão mineral do complexo Jorge Lacerda. Até 2008, o espaço foi planejado e, em 2009, o projeto elaborado em parceria com o curso de arquitetura e urbanismo da Unisul foi lançado.
A construção levou quatro anos e custou cerca de R$ 20 milhões. “O nosso objetivo com a construção do parque é integrar ainda mais a empresa com a comunidade e proporcionar diversas atividades culturais às pessoas. Não existe nenhum empreendimento como este na região”, explica o gerente ambiental e presidente da Associação Jorge Lacerda, Alexandre de Souza Thiele.
As cinzas da usina foram inteiramente utilizadas na construção do parque. De acordo com Alexandre, este material neutraliza os solos ácidos e proporciona melhor desenvolvimento da vegetação. Ao todo, são mais de 20 mil mudas, todas nativas e produzidas na horta modelo da Tractebel. Atualmente, o local produz cerca de 100 mil plantas por ano.
O Parque Ambiental possui 35 hectares, com quatro quilômetros de área para caminhada e três para ciclovias. O espaço abriga ainda uma concha acústica com a capacidade para receber 15 mil pessoas, um parque infantil, sala de exposições e um teatro, com 382 lugares. O local já tem diversos eventos culturais agendados. “Já temos exposições, festival de cinema infantil, congressos e a programação já está lotada e prossegue até o fim deste ano. O objetivo é que as pessoas participem dos eventos”, convida Alexandre.
Inauguração
A abertura do Parque Ambiental Tractebel ocorre hoje. São 35 hectares que formam o maior espaço ao ar livre da região para aproveitar a natureza. A população será recepcionada amanhã com um show nacional da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. Os portões serão abertos a partir das 18 horas. Os ingressos são limitados. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível e retirar o ingresso nos postos credenciados.
Oficinas são programadas
O Parque Ambiental da Tractebel, localizado no centro da Capital Termoelétrica, irá contar com amplo espaço de lazer ao ar livre, para que toda a comunidade possa aproveitar a natureza.
Também funcionará diversas oficinas de música, arte, meio ambiente, entre muitas outras. “Todas as crianças da região poderão participar. O objetivo é promover esta integração e fomentar ainda mais ações para a comunidade”, planeja o gestor ambiental Alexandre de Souza Thiele.
Gerenciamento do parque
O Parque Ambiental da Tractebel, localizado no centro da Capital Termoelétrica, irá contar com amplo espaço de lazer ao ar livre, para que toda a comunidade possa aproveitar a natureza.
Também funcionará diversas oficinas de música, arte, meio ambiente, entre muitas outras. “Todas as crianças da região poderão participar. O objetivo é promover esta integração e fomentar ainda mais ações para a comunidade”, planeja o gestor ambiental Alexandre de Souza Thiele.
Postos credenciados para retirada de ingressos
Capivari de Baixo
• Ginásio Juan Manoel dos Santos – bairro Centro;
• Secretária da Paróquia de Capivari – bairro Centro;
• Portaria da Tractebel Energia.
Tubarão
• Secretaria de assistência social – rua Lauro Müller (próximo ao Colégio São José);
• Sociedade Tubaronense de Amparo aos Necessitados (Stan) – rua 27 de maio (Próxima à catedral);
Outros municípios da Amurel
• Os ingressos podem ser retirados nas secretarias de assistências sociais.