
Tubarão
Muitos leitores devem ter estranhado o título. Afinal, o maior interesse quando o assunto é a BR-101 é a finalização das duplicação. Mas a BR-101 sul é muito mais do que uma obra, a rodovia é modelo de gestão ambiental.
Em paralelo com o asfaltamento, com a construção dos grandes viadutos e demais estruturas, um grupo dedicado de pessoas desenvolve 22 programas ambientais. Tudo para proteger a fauna e a flora nas cidades impactadas pela duplicação.
Um destes trabalhos é o que começou a ser feito esta semana no Morro do Formigão, em Tubarão. Antes de iniciar as obras do túnel, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) e a Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (Esga) realizam a coleta de germoplasma na flora pertencente ao trecho.
A coleta do material genético é uma medida compensatória pela supressão da vegetação nos futuros emboques norte e sul do túnel, e visa conservar as espécies vegetais da localidade.
As ações desenvolvidas no Morro do Formigão englobam o resgate, salvamento e realocação de bromélias e orquídeas. Segundo o biólogo e especialista em botânica Luiz André de Abreu, responsável pelos trabalhos de coleta, serão realizadas outras duas campanhas no trecho.
“Retornaremos ao morro no próximo mês e em julho para realizar uma nova coleta de germoplasma”, diz o biólogo. Após a coleta, o material recolhido é depositado no viveiro pertencente ao curso de agronomia da Unisul em Tubarão. Nesta etapa, a universidade fará o catálogo das espécies coletadas para multiplicá-las em laboratório.
O que é?
O resgate de germoplasma compreende na retirada de sementes e de mudas em um trecho de mata, a serem afetados diretamente pela instalação de um empreendimento. O destino desse material pode ser, entre outros, a produção de mudas para utilização futura em reflorestamentos com espécies nativas, e ainda ser usado como fonte de diversidade genética.
Sinalização é reforçada no lote 25
Desde ontem, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) executam um reforço na pintura da faixa de eixo nas pistas do lote 25, entre Laguna e Capivari de Baixo. O trabalho foi iniciado na pista de rolagem entre o bairro Bandeirantes e segue até a divisa com Tubarão.
Na primeira etapa dos trabalhos, a faixa eixo central recebeu nova pintura em uma extensão de aproximadamente 2,7 mil metros. O Dnit fará a revitalização da sinalização em outros trechos que possuam tráfego em pista simples onde, além do eixo central, os bordos da rodovia receberão pintura.
Em Laguna, também no lote 25, entre as proximidades do bairro Barranceira até o Bananal, será feita a sinalização horizontal revitalizada. A sinalização vertical teve um acréscimo nos trechos em obras nas passagens inferiores (PIs) de acesso à Estiva, à Vila Flor e Bandeirantes.
Ao contrário do trecho norte e outros locais já duplicados na extensão sul, o motorista deve prestar atenção quanto à velocidade permitida nos pontos onde a pista ainda é simples. Na maioria dos trechos entre Laguna e Capivari, o limite máximo é de 40 a 60 quilômetros por hora.