
Belém (PA)
Com as últimas disputas das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude, em Belém, no Pará, de 15 a 17 anos, domingo, Santa Catarina fecha a primeira parte da competição com um saldo positivo de 31 medalhas, sendo 13 de ouro, oito de prata e dez de bronze. A natação, com cinco medalhas de ouro, e o tênis feminino, com três, foram os grandes destaques. Ontem, chegaram as equipes catarinenses de futsal, handebol, basquete e vôlei. As disputam começam a partir de hoje e prosseguem até o próximo domingo.
A tubaronense Fernanda Delgado, com quatro medalhas de ouro na natação (50 metros livres, 50 metros costas, 50 metros borboleta e 4×50 medley misto) foi o principal destaque individual, seguida de Belissa Lisboa, da Escola Estadual Eugênio Marchetti, de Herval D’Oeste, que conquistou três medalhas de ouro no tênis de mesa (ouro no individual, por equipe e duplas), a última no domingo, quando fez a final com a amiga Joceane Dalabona, da Escola Estadual Rui Barbosa, de Timbó.
Os Jogos Escolares da Juventude reúnem representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, e uma delegação da cidade anfitriã. Os Jogos são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte. A delegação catarinense é composta por 190 pessoas entre dirigentes, professores-técnicos e alunos-atletas. São 155 estudantes representando 26 municípios de 54 escolas catarinenses, que obtiveram a classificação na etapa estadual dos Jogos Escolares (Jesc).