Os profissionais de saúde catarinenses estão em alerta com a febre amarela. Pessoas entre nove meses e 59 anos devem tomar a vacina. Na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), cerca de 322 mil pessoas deverão receber a dose. O objetivo do Estado é antecipar a proteção contra a doença, já que no Paraná um jovem, de 21 anos, que não havia tomado a vacina, contraiu a doença.
O gerente regional de saúde de Criciúma, Fernando de Fáveri ressalta que nas últimas semanas foram encontrados macacos mortos na divisa entre Paraná e Santa Catarina. “Os macacos também são vítimas, assim como as pessoas. O vírus da febre amarela é transmitido por um mosquito e a única forma de prevenção é a vacina. Além disso, o vírus pode matar”, explica.
Fáveri comenta que antigamente Santa Catarina não tinha preocupação com a febre amarela, porém, o Ministério da Saúde frisa a possibilidade de um surto, por isso a necessidade de se vacinar. “Fevereiro será destinado a vacinação contra a febre amarela. Todas as unidades de saúde dos 12 municípios da Amrec estão com vacinas para atender o público. Caso haja necessidade, em março haverá um sábado do mês onde as unidades estarão abertas para o Dia D da vacinação”, declara.
A vacina contra a febre amarela é feita apenas uma vez. “Recomendamos que quem não sabe se já recebeu a vacina, faça novamente. A única restrição é para pessoas que possuem alergia a proteína do ovo. Já quem tem mais de 60 anos a vacina é realizada por indicação médica. A vacina é aplicada no braço”, ressalta.
