Início Geral EUA apreendem dois navios suspeitos de levar petróleo da Venezuela

EUA apreendem dois navios suspeitos de levar petróleo da Venezuela

Hakon Rimmereid/via REUTERS

A Guarda-Costeira dos Estados Unidos apreendeu, na manhã desta quarta-feira (7), dois navios-petroleiros suspeitos de transportar petróleo da Venezuela em violação a sanções comerciais impostas pelo país. As abordagens ocorreram em águas internacionais, com base em mandados judiciais expedidos por um tribunal federal norte-americano.

Segundo as autoridades dos EUA, as embarcações estavam atracadas ou tinham como destino a Venezuela. A secretária nacional de Segurança Interna, Kristi Noem, afirmou que a operação faz parte do esforço para coibir o comércio considerado ilegal de petróleo venezuelano.

Navio Marinera foi perseguido por semanas

Um dos navios apreendidos é o Marinera, de bandeira russa. Antes registrado como Bella I, o petroleiro foi interceptado no Atlântico Norte, em uma área que, de acordo com dados do site Marinetraffic, fica na zona econômica exclusiva da Islândia.

Kristi Noem informou que o navio vinha sendo monitorado há semanas pela Guarda-Costeira. Segundo ela, a embarcação tentou escapar da fiscalização ao mudar de bandeira e pintar um novo nome no casco. “Este petroleiro vinha tentando fugir da Guarda Costeira há semanas, até mesmo mudando sua bandeira e pintando um novo nome no casco, em uma tentativa desesperada e fracassada de escapar”, escreveu a secretária em publicação nas redes sociais.

Segundo petroleiro foi interceptado no Caribe

O segundo navio-tanque apreendido foi identificado como M/T Sophia. De acordo com o Comando Sul dos Estados Unidos, a embarcação foi abordada próximo ao Caribe enquanto realizava “atividades ilícitas” em águas internacionais.

Após a interceptação, o M/T Sophia passou a ser escoltado pela Guarda-Costeira norte-americana até os Estados Unidos, onde ficará à disposição das autoridades judiciais.

EUA reforçam bloqueio ao petróleo venezuelano

Também por meio das redes sociais, o secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, reafirmou que o bloqueio à comercialização de petróleo venezuelano permanece em vigor em qualquer parte do mundo. Segundo ele, o país continuará a impor sanções a embarcações consideradas “navios fantasmas”, usadas para transportar petróleo de forma ilegal.

“Somente o comércio de energia legítimo e legal – conforme determinado pelos EUA – será permitido”, afirmou Hegseth, ao justificar as apreensões.

Rússia critica operação e fala em violação do direito internacional

A apreensão do navio Marinera gerou reação do governo russo. Segundo a agência Reuters, o Ministério dos Transportes da Rússia classificou a ação dos Estados Unidos como uma violação do direito marítimo internacional.

Em nota, o governo russo citou a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982, destacando que a liberdade de navegação se aplica em alto-mar e que nenhum Estado pode usar força contra navios devidamente registrados em outras jurisdições. As autoridades russas informaram ainda que perderam contato com o navio após a abordagem das forças norte-americanas.

Sair da versão mobile