O Museu Ferroviário de Tubarão recebe, a partir da próxima segunda-feira, dia 6, a exposição coletiva o “Ôh! Senhô, dono da casa…, que retrata a tradição do Terno de Reis. O evento permanecerá no local até o dia 6 de janeiro e poderá ser visitado no horário de funcionamento do museu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
“Essas obras vão dialogar com o trem de Natal, reforçando a identidade cultura e a cultura popular do Terno de Reis”, destaca a museóloga do Museu Ferroviário Silvana de Souza.
A visitação é gratuita. As obras visuais ficarão no galpão onde estão as locomotivas, vagões e outras peças de grande porte do acervo do museu.
A tradição do Terno de Reis
Terno de Reis é como são chamadas as canções, ou os pequenos grupos de músicos que as realizam. As músicas têm como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. O Terno de Reis mantém uma tradição de origem portuguesa relacionada a essa história bíblica. Tradicionalmente, esses grupos percorrem as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis.
A tradição se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os quais os chamados Três Reis Magos, Gaspar, Melchior e Baltazar, e representam o período de busca dos três reis pelo menino Jesus. Desse modo, é comum que os grupos, tradicionalmente compostos por 3 cantores do Terno e outros instrumentistas, cheguem às casas de suas comunidades de surpresa durante a noite, entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro de cada ano.