Uma falha no sistema de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB) provocou atrasos em voos nos principais aeroportos de Santa Catarina nesta segunda-feira (18). O problema ocorreu entre 10h33 e 11h29 e afetou terminais em Florianópolis, Joinville e Navegantes.
Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis, a suspensão temporária das decolagens pela Torre de Controle resultou em 10 voos impactados. As operações foram retomadas no fim da manhã.
Outros aeroportos afetados
Em Navegantes, o voo 1269 da Gol atrasou cerca de 50 minutos, enquanto a viagem 3272/3273 da Latam foi cancelada ainda em Congonhas (SP). Já em Joinville, o voo 33101 da Latam também foi cancelado, e o 4334 da Azul teve atraso.
A Motiva, concessionária que administra os terminais de Joinville e Navegantes, confirmou os impactos.
Origem da falha
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o problema ocorreu nas frequências de comunicação entre o CINDACTA II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), em Curitiba, e os aeroportos. A situação já foi solucionada.
O CINDACTA II é a unidade responsável pelo gerenciamento do tráfego aéreo da Região Sul e parte de outros estados, incluindo Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, Goiás e Espírito Santo.
Orientação aos passageiros
A recomendação é que os passageiros que tiveram voos afetados entrem em contato diretamente com as companhias aéreas para reacomodação ou reembolso.