Início Geral Fila é registrada após fechamento do Túnel do Morro do Formigão

Fila é registrada após fechamento do Túnel do Morro do Formigão

Tubarão

O Túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, na BR-101 Sul, foi fechado para o tráfego de veículos nesta segunda-feira (26), à tarde. O local ficará interditado pelos próximos 90 dias. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito sentido Sul é desviado para a pista contrária. No trecho, uma faixa está liberada no sentido Sul e duas no sentido Norte.

Desde às 16h30 desta segunda, a PRF monitora o bloqueio e orienta os motoristas para que diminuam a velocidade e redobrem a atenção no trecho na altura do quilômetro 338, para a execução de melhorias no pavimento e na sinalização do local. Testes foram efetuados neste domingo antes de efetivado o bloqueio.

Mesmo com a necessidade de cerca de 28 dias para cura do concreto, o consórcio vai atuar para entregar a obra de reparos em cerca de 60 dias. Basicamente o que será feito é a demolição das placas de concreto com mais de uma trinca, para fazer uma nova, e o tratamento de outras com uma trinca. Estas serão recuperadas para atender a vida útil de projeto do pavimento, que neste caso é de vinte anos.

O DNIT aplica o dispositivo no Art. 618 do Código Civil, da Lei de Licitações 8.666/93 e da orientação técnica OT-IBR 003/2011, que tratam sobre a responsabilidade da empresa durante prazo de 5 anos pela estabilidade das obras. Portanto, não haverá custo financeiro para o DNIT para a realização destes reparos. O Consórcio JDantas/Novatecna concluiu os trabalhos no início de 2015, e o túnel foi aberto ao tráfego em julho do mesmo ano.

Sair da versão mobile