Início Geral Frente fria traz frio intenso e chance de temporais em SC nesta...

Frente fria traz frio intenso e chance de temporais em SC nesta semana

Foto: Ricardo Wolffenbüttel /SECOM - Notisul Digital

A partir desta segunda-feira (16), Santa Catarina volta a enfrentar temperaturas baixas, especialmente nas regiões mais altas do estado. Os termômetros devem marcar entre 2°C e 5°C no Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Sul, com risco de geada e nevoeiros. Ao longo da semana, uma frente fria avança e aumenta as chances de temporais isolados em áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

Temperaturas caem e há risco de geada e desconforto térmico

Na madrugada desta segunda-feira (16), o frio retorna com força em todo o estado. As temperaturas mais baixas ocorrem no Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Sul, podendo ser ainda menores nas áreas mais altas. O frio intenso favorece a formação de nevoeiros e geadas nessas regiões.

Confira os destaques do frio:

  • 2°C a 5°C no Meio Oeste, Alto Vale e Planalto Sul

  • Possibilidade de geada e nevoeiros

  • Risco moderado para desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias

No decorrer do dia, as temperaturas sobem, alcançando entre 21°C e 25°C no Grande Oeste, mas não passando dos 20°C nas demais áreas.

Terça-feira com instabilidade e temperaturas mais amenas

Na terça-feira (17), a frente fria se aproxima lentamente pelo estado do Rio Grande do Sul, provocando temporais isolados nas regiões próximas à divisa. O risco para ocorrências associadas segue baixo.

As temperaturas mínimas ficam mais amenas, variando entre:

  • 16°C a 22°C no Grande Oeste

  • Próximos dos 20°C no litoral

  • Entre 13°C e 15°C nas demais regiões

Durante a tarde, as máximas ficam em torno de 25°C em todo o estado.

Quarta-feira será marcada por instabilidade e temporais

Na quarta-feira (18), a frente fria avança por Santa Catarina, deixando o tempo instável e aumentando a possibilidade de temporais, especialmente no Grande Oeste e regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.

O risco é considerado baixo a moderado para ocorrências como:

  • Destelhamentos

  • Danos na rede elétrica

  • Queda de galhos e árvores

É importante que os moradores fiquem atentos às atualizações da Defesa Civil e aos alertas meteorológicos.

Sair da versão mobile