Início Geral Fumaça de rejeito de carvão é liberada de subsolo e casa precisa...

Fumaça de rejeito de carvão é liberada de subsolo e casa precisa ser interditada

#ParaTodosVerem Na foto, uma escavadeira tenta encontrar origem de fumaça que sai do solo em uma casa
- Foto: Defesa Civil de Criciúma | Divulgação

A Defesa Civil de Criciúma interditou uma casa, nesta quarta-feira (24), por causa de uma fumaça que começou a sair do subsolo da residência. De acordo com o órgão, a situação é provocada por causa do rejeito de carvão. Uma medição no local verificou a presença de alguns gases tóxicos que, se estiverem em grande quantidade, podem colocar em risco a saúde dos moradores. Segundo o diretor da Defesa Civil municipal, Fred Gomes, há risco do imóvel ser demolido. “Sabemos que o processo foi desencadeado por uma queima de madeira no terreno, na superfície do solo. Não há fogo no subsolo, só essa reação, que produz calor”, detalha Fred.

Após a retirada de móveis e da família, composta por quatro pessoas, o município agora traça uma estratégia para conter a substância. O local é monitorado desde julho, quando a Defesa Civil foi acionada. Segundo os moradores, no entanto, a fumaça e o cheiro forte são percebidos há cerca de três meses. Nesta semana, como a substância chegou até o subsolo onde a casa foi construída, o local precisou ser interditado e a família removida do local. Ainda de acordo com Fred, o solo onde a casa esta localizada possui grande incidência de carvão, assim como ocorre várias partes do município, reconhecido como a ‘Capital Brasileira do Carvão’.

Fonte: Defesa Civil de Criciúma

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Sair da versão mobile