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Gargalos logísticos

Zahyra Mattar
Tubarão

A infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento econômico das cidades catarinenses. O estado já esteve muito aquém do aceitável em relação à logística. É preciso reconhecer que muito foi feito na última década, em especial nos acessos às cidades.

Existiam municípios que em pleno ano 2000 ainda não tinham visto a cor do asfalto. Escoar a produção era tarefa árdua. A peleia continua, mas agora é em outra instância.
Não é demasiado afirmar que Santa Catarina necessita, com certa urgência, recuperar a falta histórica de investimento logístico para se tornar mais competitiva.

Este, quem sabe, é o maior desafio dos prefeitos e dos governos catarinense e brasileiro. Não existe economia sólida se há gargalo para a produção chegar no destino.

Obviamente, cada região apresenta uma sigularidade e uma necessidade diferente. No oeste catarinense, é urgente a duplicação da BR-470, diretamente a Navegantes; a duplicação da BR-282; e a melhoria do traçado da SC-350 (de Caçador a Santa Cecília).

No norte, a duplicação da BR-280 é tão recorrente quanto calo em sapato apertado. Isso, aliado à implantação do contorno ferroviário em São Francisco do Sul, poderia dar mais mobilidade para o transporte de cargas e tornaria o estado ainda mais competitivo.

A duplicação da BR-470, de Navegantes a Gaspar, também deve integrar a lista. No planalto norte, é vital a construção de mais uma pista e a revitalização da BR-116, assim como a continuidade das obras de implantação e pavimentação da BR-285, de Timbé do Sul até a divisa com o Rio Grande do Sul, e a adequação de capacidade da BR-163, de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira.

O acesso aos aeroportos também é um desafio logístico. Dois são urgentes: a estrada do Aeroporto Planalto Serrano, em Correia Pinto, e a conclusão do acesso ao Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Isso apenas para citar os acessos, pois existem obras estruturais e de ampliação para serem feitas em praticamente todos os aeroportos catarinenses.

Nos portos, a problemática é ainda maior, pois as cidades se desenvolveram ao redor destes empreendimentos. O Porto de Imbituba, no sul do estado, precisa de uma ligação direta com a BR-101 para ontem.

Em Itajaí, a Via Expressa Portuária é feita, mas o ritmo não é o adequado. Em Itapoá, o Contorno de Guaruva, para retirar do centro urbano a movimentação de caminhões de carga com destino ao porto, também é aguardada.

Obras mais localizadas, como os anéis viários de Criciúma e o de Gaspar, se estivessem prontas, poderiam dar outra dinâmica produtiva para as regiões do Vale do Itajaí e sul catarinense.

A efetiva realização das obras de implantação das ferrovias Litorânea (Imbituba-Araquari), Leste-Oeste e Sul-Norte também são essenciais para reduzir custos.

Ainda dentro deste modal, a classe empresarial reivindica a revitalização do trecho ferroviário de Mafra, no Planalto Norte, até São Francisco do Sul, no litoral norte catarinense. Terminais intermodais para dar sequência a toda a cadeia logística também são vitais, caso contrário, será criado outro gargalo nas cidades e na infraestrutura do estado.

Faltaria espaço para detalhar cada gargalo que emperra o efetivo crescimento econômico e social de Santa catarina.

Mas com certeza já dá para ter uma ‘ideia’ do muito que as cidades catarinenses necessitam para se fortalecerem e atenderem às demandas da população.

 

Levantamento de mobilidade traçou quais os principais investimentos em logística o estado necessita.

 

Blumenau
Modal Rodoviário

• Duplicação da BR-470 até Campos Novos, com ligação à BR-282.
• Duplicação da rodovia Jorge Lacerda (SC-470).
• Dar continuidade às vias laterais nos acesso às BRs-101 e 470.
• Duplicação das rodovias Ivo Silveira e Antônio Heil.
• Implantação de ruas laterais em toda a extensão da BR-101.
• Conclusão do prolongamento da via expressa para a SC-108.
• Execução da 2ª pista no trecho não duplicado da BR-470.
• Construção dos contornos de Blumenau, Indaial, Brusque e Gaspar.
• Melhorias das ruas secundárias.

Modal aquaviário
• Ampliação dos berços de Itajaí e Navegantes.
• Retificação da Bacia de Evolução de Itajaí.
• Implantação da via expressa portuária em Itajaí.
• Duplicação da BR-280 até o Porto de São Francisco do Sul.

Modal ferroviário
• Execução das ferrovias Leste-Oeste e Litorânea.
• Projeção da ferrovia com os portos.
• Revitalização da ferrovia Mafra-São Francisco do Sul.

Modal aeroviário
• Ampliação dos terminais de passageiros e cargas e da pista do Aeroporto de Navegantes, melhoria do acesso e investimento em equipamentos de navegação.
• Adequação do Aeroporto ‘Quero Quero’, em Blumenau, para voos de aeronaves de médio porte.

 

Joinville
Modal Rodoviário
• Construção da SC-280 e da 3ª faixa da BR-101.
• Pavimentação da Rua Salinas em Barra do Sul para liberar o fluxo da BR-280.
• Melhoria, restauração e ampliação da BR-101, vias alternativas e laterais.
• Implantação de áreas de descanso (Lei dos Motoristas).
• Construção de trecho rodoviário Joinville-Porto de Itapoá sem passar por Garuva.
• Construção de vias expressas com acesso exclusivo para cargas rodoviárias aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá e ao Aeroporto de Joinville.
• Construção do anel viário de Joinville.
• Construção de passarelas para pedestres em pontos de maior concentração urbana.
• Implantação rotatória no trevo de Guaramirim-Massaranduba.
• Adequação das vias paralelas nas BRs-101 e 280.
• Construção da via expressa de Jaraguá do Sul a BR-101.
• Ampliação da capacidade dos elevados no trecho norte da BR-101.

Modal aquaviário
• Acessos ferroviários aos portos.
• Melhoria dos canais de acesso da Baía da Babitonga.
• Melhoria dos acessos rodoviários.
• Abertura de vias expressas portuárias.
• Aumento de calado nos portos.

Modal ferroviário
• Término das obras dos anéis ferroviários de Joinville, São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul e Araquari.
• Revitalização do trecho Mafra-São Francisco do Sul.
• Construção do Contorno rodoferroviário do Porto de São Francisco do Sul.

Modal aeroviário
• Ampliação e modernização do aeroporto de Joinville (terminal de passageiros e cargas).
• Ampliação do pátio de aeronaves e da pista do Aeroporto de Joinville, implantação dos equipamentos para pouso e decolagem com qualquer tempo e melhoria do acesso.

 

Criciúma
Modal Rodoviário

• Conclusão da duplicação da BR-101.
• Asfaltar a ligação da Serra do Corvo Branco.
• Restauração e ampliação da capacidade dos acessos a Criciúma.
• Revitalização das rodovias estaduais do sul.
• Conclusão das obras da BR-285.

Modal aquaviário
• Duplicação do acesso ao Porto de Imbituba.
• Ampliação e modernização do Porto de Laguna.
• Dragagem do Porto de Imbituba.

Modal ferroviário
• Construção da Ferrovia Litorânea.
• Construção da Ferrovia Leste-Oeste.
• Revitalização do trecho Mafra-São Francisco do Sul.

Modal aeroviário
• Melhoria dos acessos dos municípios aos aeroportos.
• Aumento da largura da pista do Aeroporto de Jaguaruna.
• Melhoria da sinalização dos acessos dos aeroportos de Jaguaruna e Forquilhinha.
• Investimento em equipamentos de controle aéreo.

 

Florianópolis
Modal Rodoviário
• Construção do contorno de Florianópolis.
• Ampliação das vias marginais nos acessos dos municípios da Região Metropolitana de Florianópolis.
• Construir 3ª e 4ª faixas nos trechos mais movimentados da BR-101.
• Continuação e ampliação de capacidade da via expressa na BR-282.
• Ampliação da capacidade dos viadutos de entroncamento da BR-282 com a BR-101 (Palhoça-Santo Amaro da Imperatriz).

Modal aquaviário
• Implantação do transporte marítimo de passageiros na Região Metropolitana.
• Melhoria no acesso aos portos catarinenses.

Modal ferroviário
• Construção da Ferrovia Leste-Oeste.
• Construção da Ferrovia Litorânea.

Modal aeroviário
• Construção do novo terminal de passageiros e aAmpliação de pista do Aeroporto Hercílio Luz.
• Término da construção do novo acesso ao Aeroporto Hercílio Luz.
• Ampliação do terminal do TECA do Aeroporto Hercílio Luz.

 

Itajaí
Modal Rodoviário

• Construção da Via Expressa Portuária de Itajaí.
• Construção de anéis viários nas cidades da região.
• Construção de ruas laterais ao longo das áreas metropolitanas.
• Ampliação dos viadutos nos entroncamentos.
• Contorno da BR-101, em Itajaí.
• Duplicação das rodovias de acesso às BRs-470 e 282.
• Melhoria e ampliação dos entroncamentos entre a BR-470, em Brusque, com a BR-101.
• Triplicação de toda a extensão da BR-101 e melhoria do trecho existente.

Modal aquaviário
• Adequação dos acessos aos portos.
• Aprofundar e alargar o canal de acesso, aumentar a bacia de evolução e do calado do Porto de Itajaí.
• Construção da Via Expressa ao Porto.
• Construção da nova bacia de manobras e criação de mais berços no Porto de Itajaí.
• Finalização da linha portuária de Itajaí.

Modal ferroviário
• Construção da Ferrovia Leste-Oeste.
• Construção da Ferrovia Litorânea.
• Construção da Ferrovia Norte-Sul.
• Interligação de todas as ferrovias de Santa catarina com todos os portos do estado.

Modal aeroviário
• Ampliação da pista do Aeroporto de Navegantes.
• Ampliação dos terminais de passageiros e de cargas do Aeroporto de Navegantes.
• Melhoria do acesso e implantação de equipamentos de navegação do Aeroporto de Navegantes.

 

Lages
Modal Rodoviário

• Duplicação das BRs 282, 470 e 116.
• Conservação das rodovias estaduais e estradas vicinais de toda a região do planalto serrano.

Modal aquaviário
• Melhorar a acesso aos portos.
• Investimento em tecnologia da gestão logística dos portos.

Modal ferroviário
• Aumento da bitola do trecho sul.
• Construção da Ferrovia Leste-Oeste.

Modal aeroviário
• Colocar o Aeroporto de Correia Pinto em funcionamento.

 

Rio do Sul
Modal Rodoviário

• Duplicação da BR-470.
• Contorno viário de Rio do Sul, com ligação a SC-350, em Aurora, e com a BR-470, em Laurentino.
• Construção de ruas laterais nos trechos urbanos da BR-470.
• Ligação da BR-116 à BR-470 via Vale Norte.
• Melhorias nos acessos das rodovias estaduais para a BR-470.
• Conclusão do acesso de Imbuia, pela SC-350.
• Construção do acesso de Lontras, do Polo Têxtil, de Valada São Paulo e de Fundo Canoas.
• Fortalecer a estrutura das pontes de acesso ao interior.
• Implantação de passarelas para pedestres e ciclistas nas rodovias.
• Pavimentação da SC-401, de Ituporanga a Atalanta.
• Conclusão do traçado da SC-350 (intersecção com BR 282 – de Alfredo Wagner a Itaiópolis, via BR-116).

Modal aquaviário
• Ampliação e melhorias dos acessos rodoviários aos portos.

Modal ferroviário
• Construção da Ferrovia Leste-Oeste, com passagem por Rio do Sul e Alto Vale.

Modal aeroviário
• Conclução das obras do terminal e do acesso e implantação dos equipamentos de navegação do Aeroporto de Correia Pinto.
• Instrumentalização de aeroportos de pequeno porte.
• Adequação e ampliação do Aeroporto de Lontras para a operação de táxi aéreo.
• Implantação de heliponto em Lontras.

 

Caçador
Modal Rodoviário

• Duplicação da BR-470 diretamente a Navegantes.
• Duplicação da BR-282.
• Melhoria da SC-350, entre Caçador e Santa Cecília.
• Investimentos em restauração e manutenção das rodovias estaduais e federais.

Modal aquaviário
• Melhorar os acessos aos portos catarinenses.

Modal ferroviário
• Construção da Ferrovia Leste-Oeste e da Ferrovia Litorânea.

Modal aeroviário
• Colocar o Aeroporto de Caçador em funcionamento efetivo, com a devida instrumentalização.
• Melhorar os acessos aos aeroportos regionais.

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