Início Especial Gripe A – 2ª etapa: 70% da região imunizada

Gripe A – 2ª etapa: 70% da região imunizada

Os doentes crônicos foram os primeiros a procurar pela vacina nas unidades de saúde. A segunda etapa da campanha encerra quinta-feira.
Os doentes crônicos foram os primeiros a procurar pela vacina nas unidades de saúde. A segunda etapa da campanha encerra quinta-feira.

Priscila Alano
Tubarão

Durante toda a semana, as unidades de saúde de Tubarão que possuem salas de vacinas registraram um intenso movimento, isto mostra que a população busca a prevenção contra a gripe H1N1. Filas formaram-se e as pessoas chegaram a esperar até duas horas para receber a vacina.

A coordenadora da vigilância epidemiológica, da secretaria de saúde de Tubarão, enfermeira Patrícia Zapelini Batista, pede para as pessoas terem calma, pois há vacina para todos. A segunda etapa da campanha iniciou na última segunda-feira, e encerra na próxima quinta. A expectativa é 100% do público alvo seja imunizado.

De acordo com a responsável pela imunização da 20ª gerência de saúde, enfermeira Janete Zandomênico, a regional recebeu quantidade suficiente de vacinas para atender o grupo alvo nesta etapa da campanha e acredita que os municípios atingirão a meta. “Estamos acompanhando os dados, nos surpreendemos com a procura nesta semana. Isto mostra o quanto a população está preocupada”, afirma.

As reações da vacina
A responsável pela imunização da 20ª gerência de saúde, enfermeira Janete Zandomênico, explica que a vacina pode dar algumas reações, como: dor no local, vermelhidão, inchaço, febre, mal estar, mialgia, dores articulares. Há contraindicação àqueles que têm alergia ao ovo.

Etapas
• Terceira etapa
Quando
De 5 a 23 de abril.
Público-alvo
População de 20 a 29 anos.

• Quarta etapa
Quando
De 24 de abril a 7 de maio.
Público-alvo
Idosos com 60 anos ou mais – portadores de deficiências crônicas.

• Quinta etapa
Quando
De 10 a 21 de maio.
Público-alvo
População de 30 a 39 anos.

Etiqueta da tosse não
pode ser esquecida

A coordenadora de agravos da 20ª gerência regional de saúde, Ingrid Bittencourt, alerta: as pessoas devem resgatar os cuidados de higiene e a etiqueta da tosse não pode ser esquecida. Uma reunião foi realizada nesta sexta-feira com os responsáveis das vigilâncias epidemiológicas dos municípios para ressaltar a importância da prevenção nas cidades.

“Apresentamos para os responsáveis o novo protocolo da Vigilância Epidemiológica da Influenza Pandêmica (H1N1). Solicitamos que as cidades sejam estruturadas, como foi realizado no ano passado. Hoje, percebemos como foi importante fechar a cidade de Tubarão no ano passado, pois conseguimos controlar a epidemia”, salienta Ingrid. Em torno de 40 casos suspeitos já foram registrados neste ano na região.

Segundo a coordenadora de agravos, as farmácias já estão autorizadas a comercializar o Tamiflu, porém, as pessoas devem apresentar a prescrição médica, mediante receita de controle especial branca carbonada.

Etiqueta da tosse
• Cubra a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usando um lenço de papel; nunca as mãos! Em último recurso, utilize o antebraço;
• Utilize lenços de papel uma única vez e coloque-os de imediato no lixo;
• Lave frequentemente as mãos com água e sabão, em especial após tossir ou espirrar;
• Ingerir frutas e verduras contribui para o fortalecimento do organismo;
• Evite ambientes fechados;
• Pratique exercícios físicos.

Sair da versão mobile