Priscila Alano
Tubarão
Há grande desencontro de informações sobre a imunização contra a gripe A no estado. Nos postos de saúde de Tubarão, a informação é que não há vacina para todos. Já o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), Luis Antonio Silva, garante que não faltará vacina para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O ministério prorrogou o prazo da campanha até o próximo dia 21 para todos os grupos.
O poderá faltar é a vacina da gripe comum para os idosos, pois o laboratório que fabrica as doses não conseguiu atender a demanda. Santa Catarina recebeu 80% da quantidade necessária. Até esta sexta-feira, o estado havia vacinado apenas 60% dos idosos. A média nos últimos anos ficou em 78% de imunização. Por isso, a campanha para os idosos foi prorrogada, também até o dia 21.
Luis Antonio esclarece que a orientação para as vacinadoras é oferecer para os idosos a dose contra a H1N1 quando acabar a destinada ao combate à influenza comum.
De acordo com o diretor da Dive, algumas pessoas estão confusas em função do Ministério da Saúde ter anunciado o Dia D da campanha para este sábado. “O Dia D neste sábado é para as regiões nordeste, centro-oeste e sudeste. Nestes locais, a campanha iniciou mais tarde, pois o laboratório não deu conta de produzir as vacinas”, confirma Luis Antonio. Nesta segunda-feira, inicia a última etapa de imunização contra a gripe A. O público-alvo é a população de 30 a 39 anos.
Números na região
Na 20ª regional de saúde, em Tubarão, nesta última etapa da campanha, 34,7 mil doses estarão disponíveis nas unidades de saúde. A meta é aplicar 33.410 vacinas. Os municípios de Armazém, Braço do Norte, Grão Pará, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão, Santa Rosa de Lima e Treze de Maio ainda não atingiram a meta de 80% no grupo de gestantes, conforme orientação no Ministério da Saúde. Na regional, 64 casos suspeitos são investigados – 36 exames deram negativos.
Dia D
A 19ª regional de saúde, em Laguna, fará o Dia D de vacinação no próximo sábado, dia 15. Neste dia, todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários, profissionais de saúde, crianças menores de 2 anos, gestantes, adultos entre 20 e 29 anos, doentes crônicos, idosos, e adultos de 30 a 39 anos poderão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para tomar a vacina.
A campanha prossegue até o próximo dia 21. Na regional, o município de Imaruí ainda não atingiu a meta no grupo de gestantes e a população de 20 a 29 anos. Laguna ainda não atingiu a meta no grupo de 20 a 29 anos. Na regional, três casos suspeitos são investigados. A equipe aguarda o resultado dos exames.
