Início Segurança Homem de 38 anos morre afogado na Lagoa do Quintino, em Imbituba

Homem de 38 anos morre afogado na Lagoa do Quintino, em Imbituba

FOTOS CBMSC Divulgação Notisul

Um homem de 38 anos morreu, na segunda-feira, 3 de março, vítima de afogamento na Lagoa do Quintino, em Imbituba, Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros de Imbituba e a equipe de mergulho de Tubarão foram acionados para resgatar a vítima que havia desaparecido nas águas da lagoa.

Tentativa de resgate e procedimentos de reanimação

No local, os bombeiros localizaram a vítima já em grau 6 de afogamento. Imediatamente, iniciaram os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e acionaram a equipe do helicóptero Águia da Polícia Militar. Após 40 minutos de atendimento, com a chegada do Águia, a médica declarou o óbito. A Polícia Militar e a Polícia Científica foram acionadas para os procedimentos legais.

Estatísticas de afogamentos na temporada

Entre 2 de novembro de 2024 e 3 de fevereiro de 2025, Santa Catarina registrou 33 óbitos por afogamento, tanto em águas doces quanto salgadas. Este número é menor que o do mesmo período do ano anterior, que teve 42 casos. Das 33 vítimas, 18 eram de outros estados e 2 eram estrangeiros (Argentina e Cuba).

Recomendações para evitar afogamentos

Para garantir a segurança dos banhistas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recomenda:

  • Preferir praias com cobertura de guarda-vidas: Antes de entrar na água, verifique se há profissionais de salvamento presentes e observe as sinalizações indicativas das condições do mar.

  • Respeitar as sinalizações de segurança: As bandeiras indicam as condições do mar: verde (seguro), amarela (atenção) e vermelha (perigoso). Não entre na água quando a bandeira vermelha estiver hasteada.

  • Evitar nadar próximo a costões e áreas rochosas: Essas regiões podem apresentar correntes traiçoeiras e ondas inesperadas.

  • Não consumir bebidas alcoólicas antes de entrar na água: A sensação de embriaguez pode causar uma falsa segurança, aumentando o risco de afogamento.

  • Utilizar o aplicativo CBMSC Cidadão: Disponível para Android e iOS, o app informa sobre as condições das praias, presença de águas-vivas e balneabilidade.

Seguindo essas orientações, é possível aproveitar as belezas naturais de Santa Catarina com segurança e tranquilidade.

Sair da versão mobile