Início Geral Inicia campanha de combate ao câncer de próstata

Inicia campanha de combate ao câncer de próstata

No município, as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul são incentivadas desde o último mês   -  Foto: Prefeitura de São Ludgero/divulgação/notisul
No município, as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul são incentivadas desde o último mês - Foto: Prefeitura de São Ludgero/divulgação/notisul

São Ludgero

Cuidar da saúde é primordial. O mês de outubro encerrou com diversas ações de incentivo ao combate do câncer de mama. Milhares de mulheres se mobilizaram para fazer o exame preventivo. Se autoexaminar por meio do toque e em seguida procurar um especialista é algo comum para elas. Já para eles, fazer exames, e especificamente o de toque retal gera certo ‘desconforto’. E assim, a cada 36 minutos, um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. Chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, é um dos objetivos da campanha Novembro Azul, realizada pela organização não governamental (ONG) Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). De acordo com a SBU, 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes. O coordenador da campanha contra o câncer de próstata no Novembro Azul, Geraldo Faria, destaca que o principal motivo para as altas taxas é o preconceito dos homens em fazer o exame de toque.

Para reforçar o alerta da importância do diagnóstico precoce, em São Ludgero, uma parceria entre a secretaria de Saúde, Rotary Clube São Ludgero, Rede Feminina de Combate ao Câncer com o apoio da Comissão Municipal de Esportes (CME), promovem seis ações em alusão a campanha.
A programação contará com missa alusiva ao Novembro Azul nessa quarta-feira, às 19h30, na igreja matriz. As ações seguem com abordagem do tema na Câmara de Vereadores, participação em rodada do Coroa Bom de Bola, passeio ciclístico, mobilização no semáforo com distribuição de folders e roda de conversa sobre o tema no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann.

Novembro Azul
Tubarão terá programação diversificada

A Fundação Municipal de Saúde de Tubarão também promoverá atividades durante a campanha Novembro Azul. Como destaque, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas no período noturno, para a realização, além das ações, de atendimentos e testes rápidos, entre outros serviços. No dia 6, às 21h, a Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro São Clemente realizará atendimento médico e de enfermagem. No dia 7, das 17 às 21h, haverá atendimento na ESF Humaitá. No dia 8, a unidade do Campestre oferecerá aos usuários palestra sobre o tema, ministrada pelo médico Filipe Bittencourt, a partir das 19h. No Bom Pastor, no dia 11, entre 8 e 17h, a ESF realizará atendimento médico e de enfermagem, teste rápido e atualização do Cartão do SUS. A programação continua durante todo o mês em diversas unidades de saúde.

Sair da versão mobile