IMAGEM CBMSC Divulgação Notisul
TEMPO DE LEITURA: 3 minutos
Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para o Curso de Bombeiro Comunitário (CBC), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, no município de Içara. A iniciativa busca capacitar cidadãos para atuar de forma voluntária na prevenção de incêndios, acidentes e no apoio a situações de emergência.
Ao todo, são oferecidas 30 vagas, preferencialmente destinadas a moradores ou trabalhadores de Içara e Morro da Fumaça, mas candidatos de outras cidades também podem participar do processo seletivo.
Formação e atuação voluntária
O curso tem início previsto para o dia 27 de abril e segue até dezembro de 2026. A carga horária é de aproximadamente 445 horas, incluindo aulas teóricas, atividades práticas e estágio operacional no quartel.
Segundo o capitão Felipe Daniel, comandante do quartel de Bombeiros Militar em Içara, a formação prepara os participantes para atuação direta no apoio à corporação.
Os bombeiros comunitários atuarão de forma voluntária, mas terão direito ao ressarcimento de despesas com alimentação e transporte, no valor de R$ 125 por plantão de 12 horas.
Processo seletivo e requisitos
A seleção será realizada em três etapas:
- Prova teórica de conhecimentos específicos (classificatória)
- Apresentação de documentos (eliminatória)
- Investigação social (eliminatória)
Entre os requisitos para participar estão:
- Ter no mínimo 18 anos completos na data da matrícula
- Estar apto física e mentalmente
- Não ter sido desligado anteriormente do serviço voluntário dos Bombeiros
Como se inscrever
Mais informações, incluindo cronograma, critérios de seleção e link de inscrição, estão disponíveis no edital oficial.
O acesso pode ser feito pelo link disponibilizado na bio do Instagram @cbmsc.icara.
Inscrições até: 31 de março
Início do curso: 27 de abril
Duração: até dezembro de 2026
Vagas: 30
Local: Içara (SC)
