Início Esportes Jogos Escolares de SC terão luta olímpica

Jogos Escolares de SC terão luta olímpica

As edições de 2017 dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos terão uma novidade há muito tempo era aguardada pela comunidade escolar: a inclusão da luta olímpica. A iniciativa terá parceria entre a Fesporte, organizadora do evento, e a Federação Catarinense de Wrestling (luta em inglês), e já passa a valer para as etapas estaduais que serão realizadas em São Bento do Sul, na faixa etária de 12 a 14 anos (no período de 28 de junho a 2 de julho), e em Curitibanos, entre os dias 6 a 10 de setembro, que inclui atletas de 15 a 17 anos.

Para a técnica da Gerência de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte, Josélia Maranho, a introdução da luta olímpica nos Jesc vem preencher uma lacuna: “Era a única modalidade que Santa Catarina não disputava na etapa nacional dos Jogos Escolares. Agora estaremos presentes em todas”, enfatizou Josélia.

Ela disse que a ideia começou a tomar corpo no fim do ano passado, em Mato Grosso do Sul, quando participou de uma reunião avaliativa entre representantes estaduais, dirigentes de confederações esportivas e integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (Cob), ocasião em que foi sugerido que Santa Catarina implantasse na sua etapa estadual a luta olímpica.

Após, chegando ao Estado, a Fesporte procurou a Federação Catarinense de Wrestling, cuja sede é em Tubarão, para implantar a modalidade nas competições escolares. “Acredito que, a partir desta inclusão da luta olímpica nos Jesc, esta modalidade terá um outro patamar”, diz Talita Rosa Giongo, presidente da federação esportiva.

A ideia, segundo ela, é difundir esta prática esportiva nas escolas catarinenses com auxílio da Fesporte, federação e professores de educação física, já que a modalidade figura como esporte olímpico e pode ser um importante canal para a descoberta de futuros campeões.

De acordo com Talita, a luta olímpica tem cerca de 200 praticantes em Santa Catarina, em sete núcleos: Florianópolis, Garopaba, Tubarão, Cocal do Sul, Blumenau, Gaspar e Lontras. Diz ainda que os atletas mais qualificados estão na faixa acima dos 17 anos, portanto será necessário realizar um trabalho de difusão da modalidade para a descoberta de campeões na faixa escolar dos Jesc.

Todos os anos, Santa Catarina participa das etapas nacionais dos Jogos Escolares 12 a 14 anos e 15 a 17 anos que são os Jogos da Juventude promovidos pelo Cob no meio e no final de ano. A delegação catarinense é formada pelos campeões estaduais dos Jesc, com o gerenciamento do governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte.

Publicada às 11h6min desta sexta-feira (23/03/17)

 

Sair da versão mobile