Neste mês de maio, Laguna comemora quatro décadas do tombamento de seu Centro Histórico pelo Iphan. Para marcar a data, a prefeitura e o Iphan organizam um evento especial no dia 29 de maio, às 10h, com visita à obra do Novo PAC na Casa do Artesanato. A iniciativa valoriza a preservação do patrimônio, a cultura local e a memória dos mais de 700 imóveis históricos da cidade.
Visita à Casa do Artesanato integra a programação comemorativa
O evento será realizado na Travessa Quinze de Novembro, nº 118, no coração do Centro Histórico de Laguna. O ponto alto da programação será a visita às obras de revitalização da Casa do Artesanato, que está sendo restaurada com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A ação busca integrar o patrimônio à vida cotidiana da cidade, fortalecendo o turismo e a identidade local.
Destaques do evento:
- Visita técnica às obras na Casa do Artesanato
- Apresentações culturais e falas institucionais
- Ações de valorização do patrimônio histórico
Centro histórico de Laguna é marco da arquitetura colonial brasileira
Tombado em 1985, o polígono histórico de Laguna reúne cerca de 700 imóveis com valor arquitetônico e cultural inestimável. O traçado urbano nasceu a partir do antigo porto da cidade, influenciando a disposição das ruas e edificações. O casario reúne construções em estilos luso-brasileiro, eclético e art déco, revelando o legado da colonização açoriana e das transformações sociais ao longo do tempo.
Patrimônio histórico carrega marcas da Revolução Farroupilha
Laguna foi cenário de episódios importantes da Guerra dos Farrapos (1835-1845). Com forte herança portuguesa, a cidade guarda elementos arquitetônicos como platibandas ornamentais, vidros trabalhados, ferros importados e calhas artísticas. A presença de locais simbólicos como a Casa de Anita, a Gruta da Carioca e o Museu da antiga cadeia pública torna o centro um verdadeiro museu a céu aberto.
Novo PAC incentiva sustentabilidade e cultura nos municípios
A restauração da Casa do Artesanato é parte do Novo PAC, que busca aliar desenvolvimento econômico à valorização cultural. O objetivo é preservar os bens tombados e revitalizar espaços simbólicos, reforçando o sentimento de pertencimento da população e estimulando o turismo histórico. Com isso, Laguna se fortalece como referência em preservação do patrimônio em Santa Catarina. Mesmo que muito ainda precisa ser feito. O prédio da antiga sede do governo, por exemplo, foi encontrado em péssimas condições de preservação, mesmo após a notificação pelo IPHAN há alguns anos.