Tubarão
Medalhista de ouro na disputa do Campeonato Brasileiro Fase Final, Maria Eduarda Aires de Carvalho, 15 anos, foi apresentada ao karatê em um projeto da escola, em Tubarão. O “Mais Educação” inseriu o esporte na vida da atleta há três anos e realizou mudanças na rotina da jovem.
“Entrei no karatê sem muito interesse em seguir, comecei a me interessar mais quando passei a competir“, revela a atleta que participa das provas na categoria Cadetes 47 quilos.
Uma das revelações tubaronenses, Maria Eduarda treina na academia Impacto de Karatê há dois anos. No ano passado, foi destaque no Brasileiro, quando conquistou o título na Categoria B, que é destinada a iniciantes, e nesta edição garantiu o pódio na Categoria A, de graduados.
“Na disputa do Brasileiro tive que fazer quatro lutas. Confesso que na semifinal pensei que não venceria. Sem dúvidas estou muito feliz em ser campeã brasileira. Inclusive esta foi a competição que mais me marcou, pois competi na A, com meninas da seleção brasileira”, conta.
A maior qualidade de Maria Eduarda no esporte é no shiai kumitê, a luta. Para melhorar o seu desempenho, a faixa verde treina três vezes por semana. Na temporada deste ano, a karateca disputou o Campeonato Sul-Brasileiro, em que garantiu o terceiro lugar e a vaga para a fase final, além de dois estaduais que renderam uma medalha de prata no kata em equipe e o terceiro lugar em shiai kumitê, mesmo resultado da disputa dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.