A qualidade acadêmica e o compromisso com a formação humanizada de médicos renderam ao curso de Medicina da UniSul/Inspirali do campus Tubarão o reconhecimento mais alto do Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi realizada presencialmente entre os dias 22 e 24 de outubro por uma comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O resultado da nota 5, a maior possível, foi divulgado na quarta-feira (29).
O reconhecimento coloca o curso, que alia inovação acadêmica, pesquisa e compromisso social, entre os melhores do país. Entre os diferenciais, a Medicina da UniSul/Inspirali destaca-se pela integração entre práticas e pesquisas. A universidade mantém um programa de pesquisa clínica com centros distribuídos entre suas escolas médicas, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da área da saúde. “São 25 anos de história de um curso voltado para uma formação humanitária e que oferece tecnologia de ponta. A nota no MEC chancela uma formação de excelência e nos lembra que qualidade se constrói com propósito, dedicação e amor pelo que fazemos”, destaca a vice-reitora da UniSul, Larissa Albuquerque Dutra.
Para a professora Karla Dal Bó, coordenadora do curso de Medicina no Campus Tubarão, a qualificação é fruto do trabalho coletivo. “Esse reconhecimento é uma conquista que enche de orgulho toda a comunidade acadêmica da UniSul e reflete o cuidado diário com o ensino, o empenho dos nossos professores e a paixão dos nossos estudantes por aprender e transformar”, afirma.
Outra distinção da formação médica da instituição é o incentivo à atuação para além das salas de aula e laboratórios. Em parceria com a Inspirali, estudantes podem participar de expedições humanitárias nacionais e internacionais, levando atendimento a comunidades de difícil acesso, a exemplo do Planalto Serrano catarinense, de regiões ribeirinhas da Amazônia, e de Benin, na África.
A nota máxima junto ao MEC marca uma conquista importante na história da instituição em Tubarão. “Com o comprometimento de toda a equipe, conquistamos grandes avanços e seguimos firmes na busca por aprimorar processos e fortalecer, a cada dia, a qualidade do nosso ensino”, completa a coordenadora Karla Dal Bó.
Sobre a UniSul
A UniSul, que faz parte do Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país. Com 60 anos de história em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis (Continente e Ilha), Araranguá, Criciúma, Braço do Norte e Itajaí. A instituição tem conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).
Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação e 90 especializações. Também conta com cinco cursos de mestrado e quatro de doutorado, todos com conceitos 4 ou 5 na CAPES. Além, de diversos cursos livres. A UniSul contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A universidade é bastante atuante nas comunidades em que está inserida por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social, contabilizou mais de 270 mil atendimentos à população através dos 114 projetos gratuitos realizados por professores e estudantes.
Sobre a Inspirali
Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima e é uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 15 instituições localizadas em São Paulo, Piracicaba, São José dos Campos e Cubatão (SP), Belo Horizonte e Vespasiano (MG), Salvador, Irecê, Jacobina, Guanambi e Brumado (BA), Florianópolis e Tubarão (SC), Natal (RN) e Tucuruí (PA). As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. Os alunos são incentivados a participarem de ações humanitárias para vivenciarem uma experiência fora de sala de aula e realizam atendimentos, desde as primeiras fases, às comunidades nos 14 Centros Integrados de Saúde (CIS) e diversos hospitais, em parceria com o SUS.
