
Zahyra Mattar
Jaguaruna
É verdade que o consórcio Setep/Espaço Aberto, responsável pela abertura do acesso ao Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, não vê a cor do dinheiro há algum tempo. Os repasses da União cessaram em dezembro, por conta da troca de governo.
Contudo, a obra segue firme e forte. “O ritmo é normal e estamos dentro do cronograma”, atesta o engenheiro civil Valdir dos Santos, da regional do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) em Tubarão. Ele é o responsável por fiscalizar e acompanhar os trabalhos.
O período de chuva no fim de 2010 e nos dois primeiros meses deste ano já foram contabilizados no cronograma. A previsão de finalização dos trabalhos para julho não terá como ser cumprida. O solo da região onde a estrada é aberta é de baixíssima resistência.
Tanto que uma das três frentes de trabalho atuais ainda atua na remoção deste solo mole e na terraplenagem. Este serviço, executado no KM 3 (proximidades do Rio Jaguaruna) da futura estrada, deverá seguir nos próximos meses.
A segunda frente de serviço executa o muro de aterro nas proximidades do viaduto sobre a estrada de ferro da Ferrovia Tereza Cristina (FTC). Paralelamente, outra equipe confecciona as vigas para o viaduto. “Até chegar no rio, foi difícil. O solo é muito ruim. Além disso, um sítio arqueológico foi encontrado e tivemos que aguardar o salvamento para podermos continuar. Apesar destes contratempos, a obra segue em ótimo ritmo”, confirma Valdir.