Início Geral Molhe do Porto de Imbituba: Primeira etapa da obra será finalizada em...

Molhe do Porto de Imbituba: Primeira etapa da obra será finalizada em junho

Imbituba

O Ministério da Defesa emitiu um relatório sobre a situação das obras do molhe de abrigo do Porto de Imbituba, cujo projeto de recuperação elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) está em execução desde junho de 2007 pelo Exército.

A obra prevê o recapeamento com tetrápodes em toda extensão do molhe (face externa e interna). Com recursos de aproximadamente R$ 38 milhões, a primeira etapa, que compreende o recapeamento de 280 metros e a recuperação de outros 200 metros, será finalizada em junho deste ano.
Entretanto, para que a obra seja integralmente executada, outros 650 metros ainda precisam ser recuperados. Mas para isso são necessários novos investimentos do governo federal.

A recomendação do Exército é de que se dê continuidade imediata à execução do novo molhe de tetrápodes. Caso isso não ocorra, o que foi investido até agora podem ser perdidos. “Somente com o recapeamento de todo o molhe de abrigo é que teremos uma garantia quanto à segurança desta estrutura, principalmente considerando as ocorrências de mar agitado, como registrado na última semana”, explica o administrador do Porto, Jeziel Pamato de Souza.

Hoje, uma comitiva do Porto de Imbituba reúne-se com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) de Santa Catarina, em Florianópolis. O objetivo é requerer estes novos repasses e outras obras viárias, a fim de facilitar o acesso ao porto.

Sair da versão mobile