Início Segurança MPSC lança projeto para combater violência sexual no esporte

MPSC lança projeto para combater violência sexual no esporte

Foto: Rodolfo Espínola - Divulgação: Notisul Digital

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou, nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa, o projeto Navit Esporte. A iniciativa inédita no Brasil tem como objetivo prevenir e combater casos de violência sexual no meio esportivo, oferecendo atendimento humanizado às vítimas e suas famílias.

Atendimento especializado para vítimas do esporte

O Navit Esporte aproveita a estrutura do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (Navit), criado em 2022 pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), para oferecer suporte a atletas e paratletas vítimas de crimes sexuais. O programa inclui:

  • Apoio psicológico, social e jurídico às vítimas e seus familiares;
  • Campanhas de prevenção e enfrentamento à violência sexual, voltadas para o ambiente esportivo;
  • Encaminhamento para a rede de acolhimento, além de ações para garantir justiça e proteção às vítimas.

Com essa abordagem abrangente, o Navit Esporte busca combater a violência sexual no esporte, oferecendo suporte integral e promovendo um ambiente mais seguro para todos.

Essa iniciativa também envolve educadores, diretores, técnicos, árbitros e famílias, promovendo um ambiente mais seguro no esporte.

Parcerias fortalecem a iniciativa

Formalizado em outubro, o projeto conta com um termo de cooperação técnica assinado entre o MPSC, Fesporte, Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina, Federação Catarinense de Handebol e o Conselho Regional de Educação Física (Cref3-SC).

“Queremos agir não apenas de forma repressiva, mas principalmente preventiva, envolvendo todos os que compõem o meio esportivo,” destacou o promotor Jádel da Silva Junior, coordenador do projeto.

Expansão estadual do Navit Esporte

A Grande Florianópolis é a primeira região a implementar o projeto, mas o objetivo é estendê-lo a todo o estado. Durante a apresentação, o deputado Fernando Krelling (MDB) enfatizou o impacto preventivo da iniciativa, destacando a importância de proteger atletas e famílias de crimes que podem comprometer o futuro das vítimas.

O projeto Navit Esporte reforça o compromisso do MPSC com a segurança e a dignidade no esporte, contribuindo para um ambiente mais seguro e acolhedor para todos os envolvidos.

 

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile