Rio Fortuna
O município de Rio Fortuna foi um dos contemplados em receber os documentos do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), durante o seminário Cartografia Geotécnica como Prevenção de Desastres Naturais no estado.
A carta geotécnica fornece informações para o planejamento urbano com foco na prevenção de desastres naturais.
“É um instrumento importante para o planejamento dos territórios e servem como banco de informações. Podem contribuir, por exemplo, para a elaboração dos planos diretores municipais, garantindo mais segurança às pessoas ao evitar a ocupação desordenada em prováveis áreas de risco”, informa o secretário estadual do planejamento, Murilo Flores.
O secretário nacional de acessibilidade e programas urbanos do Ministério das Cidades, Leodegar da Cunha Tiscoski, explica que, por meio do Plano de Gestão de Riscos e Desastres Naturais, foi caracterizado mais de 800 municípios no Brasil, quanto aos riscos de desastres naturais, nos níveis baixo, médio, alto e muito alto. Em Santa Catarina, devido à frequência de fenômenos com maior ocorrência de deslizamentos de terra, inundações e vendavais, foram escolhidas algumas cidades para participarem do projeto piloto de elaboração de cartas geotécnicas.