Início Especial Municípios receberão BTI

Municípios receberão BTI

As larvas alimentam-se de matéria orgânica. Por isso, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo  -  Foto:Divulgação/Notisul
As larvas alimentam-se de matéria orgânica. Por isso, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo - Foto:Divulgação/Notisul

Tubarão

Mais de 50 municípios de Santa Catarina serão beneficiados com a distribuição de Larvicida Biológico (BTI) para o combate ao mosquito borrachudo. A secretaria de estado da agricultura e da pesca investiu mais de R$ 267 mil na aquisição de 4.120 litros de BTI, que serão repassados às secretarias de desenvolvimento regional de Tubarão, Braço do Norte, Grande Florianópolis, Brusque, Taió e Jaraguá do Sul. 

Ao contrário do mosquito da dengue, o borrachudo não gosta de água parada e, quanto mais sujeira tiver, melhor. As larvas alimentam-se de matéria orgânica. Por isso, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo. 

Conforme o secretário da agricultura, Moacir Sopelsa, a escolha dos locais ocorreu a partir de um estudo da empresa fornecedora do BTI, que definiu quais os municípios tinham mais necessidade do produto nesse momento. O BTI é uma bactéria que mata a larva do inseto e é diluído em água. Segundo estudos da Embrapa, o inseticida não faz mal à saúde das pessoas, de peixes e de outros animais. 

A SDR de Tubarão receberá 460 litros que atenderão Treze de Maio, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão, Capivari de Baixo e Tubarão. Em Braço do Norte, serão 700 litros para Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, GrãoPará, São Martinho, Armazém e São Ludgero.

Sair da versão mobile