Tubarão
Os negros representam 74% dos brasileiros em situação de pobreza, 130 anos após a abolição da escravatura. E o que a sociedade pode fazer para mudar essa realidade? A reflexão foi proposta pelo secretário de educação de Tubarão, Maurício da Silva, durante sessão solene da Câmara de Vereadores em alusão à Semana da Consciência Negra, nesta quinta-feira à noite.
Dez cidadãos tubaronenses foram homenageados com menções honrosas pelos serviços prestados em prol da comunidade, contra o preconceito racial e pela conscientização de que é preciso discutir o assunto. “O racismo ainda é muito latente, apesar de nós, negros, sermos 54% da população. Em pleno século 21, essa situação não mudou ainda. Não somos todos iguais, mas não há problema algum com as diferenças. O problema é quando há desigualdades nessas diferenças”, avalia a professora e coordenadora municipal de promoção da igualdade racial, Aleida Cardoso. “Somos diferentes sim, fisicamente, economicamente… O que se pede é igualdade de oportunidades, na disputa dos cargos e espaços”, acrescenta o vereador Paulo Henrique Lúcio.
“Os homenageados desta noite prestam um serviço ao bem-estar da sociedade de Tubarão, independente de raça. Nossa cidade precisa que estas pessoas não se cansem, que continuem trabalhando para que tenhamos uma cidade cada vez melhor”, destaca o presidente da Câmara, Pepê Collaço. “Ser negro não é fácil. Agradeço o espaço. Todos os homenageados representam os negros tubaronenses”, declara Christiane Martins Matias, uma das homenageadas da noite.
Homenageados
Marcilio Alano – Proposta pelo Vereador Maurício da Silva;
Rosalvo Jeremias Matias – Proposta pelo Vereador Moisés Nunes;
Rosilene Machado Ferreira – Proposta pelo Vereador Júlio Cesar Rodrigues;
Luiz Gonzaga Cardoso – Proposta pelo Vereador Felippe Luiz Collaço;
Marta Regina Cardoso Rosa – Proposta pelo Vereador Douglas Antunes;
Edson Vitor Lima Brasil – Proposta pelo Vereador Ésio Osvaldo Vieira;
Cecília Maria de Souza Peres – Proposta pelo Vereador Paulo Henrique Lúcio;
Christiane Martins Matias – Proposta pelo Vereador Gelson Bento
Júlio Cesar de Souza – Proposta pelo Vereador José Luiz Tancredo
Daniel Paulo Jeremias Junior – Proposta pelo Vereador Alexandre Moraes