Silvana Lucas
Tubarão
Após mais de 30 dias em estado de greve, os agentes penitenciários e socioeducativos de Santa Catarina decidiram ontem aceitar a nova proposta do governo. O acordo firmado no centro administrativo, em Florianópolis, teve a presença de alguns servidores de Tubarão e mais de 150 trabalhadores do estado.
A nova proposta do Plano de Cargos e Salários foi estabelecida para o início de maio do próximo ano. No documento também ficou acertado que haverá progressão por merecimento, oferecida a cada três anos, e alterações no acordo de horas extras e noturnas, que agora passarão a ser incorporadas à aposentadoria.
Conforme o secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina (Sintespe), Wolney Chucre, a categoria aceitou a proposta apresentada no último dia 8, mas com ajustes solicitados. “Aceitamos a indicação do pagamento em seis parcelas semestrais de 12,5% a contar do dia 1º de maio do próximo ano e uma parcela final de 25% para 1º de maio de 2019”, esclarece Wolney.
Na assembleia também foi acertada uma nova comissão de redação para alterações no projeto de lei e uma próxima reunião para o próximo dia 19.
A última greve
Em abril do ano passado, os agentes penitenciários do estado paralisaram os trabalhos por 20 dias. Em Tubarão e cidades da região, os servidores também cruzaram os braços neste período. As reivindicações na época eram modificações no vale-alimentação, o valor das diárias, entre outras questões.