Tatiana Stock
Tubarão
A higiene é o cuidado básico para se ter uma vida saudável. Com o aparecimento da gripe A, a população ficou mais alerta. Mas não é só a nova gripe que se evita com determinados cuidados. Os vírus e bactérias estão espalhados por todos os cantos e, por isso, a atenção deve ser constante.
São inúmeros os locais e produtos de uso coletivo que as pessoas nem se dão conta que usam. A barra dos ônibus circulares, o carrinho de supermercado, as cédulas de dinheiro…
“O mais indicado é lavar as mãos na entrada e na saída de casa e, quando estiver fora, evitar colocar a mão na boca”, ensina a infectologista Eletania Esteves de Almeida.
O coordenador da Vigilancia Sanitária de Tubarão, Elias Antônio Gonçalves, esclarece que todos os estabelecimentos são indicados a esterilizar diariamente os locais de contato com o público.
“O mais certo seria esterilizar na vista do consumidor, principalmente a mesa de restaurantes e bandejas, onde tem o contato com talheres”, enfoca.
Segundo Elias, por ano, três mil estabelecimentos são inspecionados na cidade. A proposta da Vigilância Sanitária de Tubarão para 2010 é ampliar para 20 mil inspeções. Os locais onde se encontra o maior número de irregularidades são os açougues. “As carnes clandestinas e o transporte inadequado são os casos que mais comprometem a saúde”, informa.
Fique atento!
Em caso de dúvida ou reclamação, entre em contato com a Vigilância Sanitária de Tubarão pelo telefone: 3626-9781, ou através do e-mail vigilancia@tubarao.sc.gov.br.
