A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação DRACO, que tem como alvo um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro ligado ao crime organizado. Foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em seis cidades catarinenses e também em Registro, no estado de São Paulo.
Mandados cumpridos em sete cidades e prisão em flagrante
A ação ocorreu simultaneamente nos municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça, Águas Mornas, São Joaquim e Registro (SP), com objetivo de apreender provas que comprovem a movimentação financeira ilícita de integrantes de uma organização criminosa.
-
31 mandados de busca e apreensão
-
R$ 1 milhão apreendido em cheques e dinheiro
-
Arma de fogo e munições encontradas
-
Um homem preso em flagrante por posse ilegal de arma
Investigação começou após prisões em 2024
O caso começou a ser investigado em 2024, quando a polícia prendeu duas lideranças da facção. Na época, além de drogas, foi apreendida uma quantia considerável em dinheiro. Na tentativa de justificar a origem dos valores, o grupo apresentou um recibo com data retroativa, emitido por uma empresa ligada ao esquema.
A manobra falhou e acabou despertando ainda mais atenção da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), que aprofundou as investigações e descobriu um complexo sistema de lavagem de capitais envolvendo milhões de reais.
Itens apreendidos e continuidade das investigações
Durante a operação, foram apreendidos:
-
Dinheiro em espécie e cheques (mais de R$ 1 milhão)
-
Computadores, celulares e documentos
-
Relógios de alto valor
-
Uma arma de fogo e munições
Todo o material apreendido passará por perícia. Os documentos recolhidos serão analisados minuciosamente para identificar os responsáveis e esclarecer a totalidade da operação financeira ilegal.
Polícia reforça combate ao crime organizado em SC
A DRACO/DEIC reafirmou seu compromisso com a população catarinense e destacou que continuará atuando de forma incisiva no enfrentamento às organizações criminosas no estado.
As investigações seguem em andamento e novas fases da operação não estão descartadas.