O religioso Julio Zamparetti vai comentar trechos do Evangelho.
Tubarão
A partir de amanhã, os leitores do Notisul terão uma dose diária de mensagens humanistas, voltadas a promover uma vida melhor. Em seu novo desafio, o padre Julio Zamparetti, da Igreja Anglicana, vai se dedicar a comentar o Evangelho do dia, mas sem se apegar a dogmas de uma religião específica. É o que ele define como Teologia Libertária.
Com seu texto leve e acessível, a nova coluna (Prosa e Fé) tratará de lições para o dia a dia e valores que podem ser aplicados à vida cotidiana. “Todos buscam valores do bem. Por exemplo, o perdão. Ele é importante em qualquer doutrina. Vou falar de valores universais, sem restrição religiosa”, adianta Zamparetti.
O padre explica que sua igreja lhe dá liberdade de pensamento, o que torna mais interessante o conteúdo diário de sua coluna nas páginas do Notisul. “Irei usar o espaço para falar de questões que façam as pessoas pensarem. Não é para concordar comigo, quero desassossegar”, promete.
Ele afirma que sua expectativa é fazer o leitor despertar para a caridade. “Quero gerar reflexões e fazer com que o público alerte para o trabalho social. As pessoas não podem esperar só pelo poder público. Muitos problemas podem ser resolvidos sem ele”, defende.
Formado em Teologia, colunista ajuda a cuidar de casa de acolhida
Nascido em Tubarão, Zamparetti é padre anglicano há seis anos, com formação em Teologia e especializações. Começou em sua cidade natal, mas logo passou a trabalhar na igreja de Caxias do Sul (RS), à qual prestou serviço por dois anos e dois meses.
Ele conta que sua igreja é mais forte, com maior número de fiéis, em regiões como Praia Grande e Oeste catarinense. A Igreja Anglicana difere pouco do catolicismo, em temas como o celibato opcional para padres e a permissão para divorciados comungarem.
Zamparetti também faz parte de uma associação que mantém uma casa de acolhida para parentes de pessoas internadas no Hospital Nossa Senhora da Conceição. O grupo oferece alimentação, hospedagem e transporte da casa, no bairro Monte Castelo, até o hospital.
