
Imbituba
A Semana do Meio Ambiente em Imbituba traz ao centro da cidade o Projeto de Uso Racional da Água (Pura), com a instalação de um painel informativo que alerta para o alto consumo e o desperdício de água em hábitos do dia a dia e que podem fazer toda a diferença no futuro.
O idealizador Olivar Francisco Coca conta que as visitas nas escolas são muito produtivas, principalmente com a melhora nos hábitos dentro de casa. “Coisas simples, como escovar os dentes e tomar banho, são monitoradas pelas crianças em nosso painel e todos acabam se cobrando que é preciso economizar”. São revistos os projetos dos anos anteriores e todo o cuidado e manutenção que recebem, como a Horta Escolar e a Mata Atlântica. “Em dois anos desses projetos, as escolas já estão colhendo e as árvores nativas cresceram bastante. As crianças e a comunidade escolar realmente abraçaram e cuidaram dos seus projetos”, afirma.
Em várias escolas também foram colocadas cisternas para aproveitar as águas das chuvas por meio das calhas e reutilizar na irrigação desses projetos, uma importante conscientização sobre sustentabilidade. A coleta seletiva de lixo teve início ano passado e as comunidades já iniciaram o trabalho de separação do lixo.
O projeto também conta com adesivos, material informativo e uma “competição” com os alunos nas escolas. Quem conseguir economizar mais água, ganhará três meses de isenção da taxa de água.
O painel informativo é realizado em parceria entre a secretaria de educação, Votorantim Cimentos e Brasil Verde. O painel fica durante toda esta semana na sede da prefeitura.