segunda, 23 de outubro de 2017
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Panorama - Késsia Meurer

Formação Continuada

Publicado em 24/07/2017 00h30

FOTO 1
De 19 a 21 de julho, profissionais da rede municipal de educação de Rio Fortuna participaram do curso de Formação Continuada para Docentes. O plano, executado pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), teve como objetivo principal discutir sobre questões inerentes ao trabalho pedagógico no que concerne ao Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional, avaliação de aprendizagem e planejamento didático. A proposta do curso surgiu das demandas apresentadas pelos docentes da rede municipal de ensino.
Essa é uma das metas da administração: buscar ofertar cursos de aperfeiçoamento para que o profissional se sinta cada vez mais preparado para atender às propostas que vão surgindo, além de manter a qualidade de ensino. Rio Fortuna figura com índices bons de educação. Por exemplo, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2015 (Ideb) nos anos iniciais da rede municipal atingiu a meta, alcançando a nota 5,9. Esse é o principal indicador da qualidade da educação básica e mostra que o desafio em Rio Fortuna é garantir mais alunos aprendendo e com fluxo escolar adequado.

Cavalgada solidária
Solidariedade e diversão prometem coroar a Primeira Cavalgada Solidária do Rancho Dona Tereza de Rio Fortuna. O evento ocorrerá no sábado, 12 de agosto, e todo o lucro será destinado à Apae do município. A saída dos cavaleiros está prevista para as 8h30min, em frente ao Centro Comunitário São Marcos. Há expectativa de completar o trajeto até meio-dia, com chegada ao Rancho Dona Tereza, onde será servido um porco pizza aos cavaleiros presentes. Também haverá grupo de músicos para animar a confraternização. Mais informações através do (48) 991239919, com Paulo Roberto.
José Nei visita Rio Fortuna
Deputado pessedista, José Nei Ascari visitou o amigo e correligionário de Rio Fortuna, prefeito Lindomar Ballmann. Na oportunidade, o parlamentar se colocou à disposição para apoiar e auxiliar no que for necessário para que Rio Fortuna seja beneficiado com recursos e ações do governo estadual. Membros da equipe da administração e lideranças do PSD local também participaram do encontro.

Expofortuna 2017
FOTO 2
Rio Fortuna se prepara para mais uma edição da Exposição de Produtos de Rio Fortuna e Região (Expofortuna). O evento ocorre entre os dias 4 e 6 de agosto, no Centro Comunitário São Marcos. As novidades este ano englobam a implementação da praça de alimentação, shows acústicos e simpósios.
A primeira edição da Expofortuna ocorreu no ano de 2001 e contou com 25 expositores. Estima-se que já naquela oportunidade passaram pela exposição mais de cinco mil pessoas, que puderam conferir também o 1º Concurso de Leite em Metro e o concurso de resgate da culinária tradicional do município, como mostra a foto ao lado. Em 2017, com mais de 15 anos de tradição realiza-se a 9ª edição da feira.

Destinação de recursos
FOTO 3
Dando continuidade às ações com lideranças de Rio Fortuna para debater as demandas do município, o prefeito Lindomar Ballmann reuniu na última quinta-feira, 20 de julho, lideranças políticas e representantes de entidades para avaliar futuros projetos que podem ser beneficiados com a destinação de recursos da PCH Capivari. Idealizada pela Cerbranorte, a usina, com 18 MW de potência instalada, gera energia que é comercializada em todo o Estado. Esta reunião compilou algumas necessidades, que serão encaminhadas à direção da cooperativa. A proposta é dar seguimento ao assunto com a realização de outras reuniões. No entanto, a definição das prioridades será feita em Assembleia Geral Ordinária, promovida pela Cerbranorte no início de cada ano.
Participaram do encontro lideranças da Câmara de Vereadores, Apae, Hospital, Acirf e presidentes de partidos.

Festa do Colono é nesta terça-feira!
Para homenagear o homem do campo, o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) e o município de Rio Fortuna promovem a Festa do Colono. O evento ocorrerá na terça-feira, 25 de julho, no Centro Comunitário da Barra do Rio Chapéu. A programação inicia às 19h30min com missa, e logo após será realizada a cerimônia de abertura. O baile fica por conta do grupo Invasão. O lucro proveniente dos serviços de bar e cozinha será revertido ao Hospital de Rio Fortuna. Além disso, quem quiser contribuir pode levar um quilo de alimento não perecível, que será recolhido na entrada do evento. Os donativos arrecadados também serão destinados à unidade hospitalar.
A Festa do Colono é uma oportunidade para comemorar e relembrar a luta do agricultor, que muito contribui para o desenvolvimento do município. “É uma categoria que tem o trabalho difícil, mas o faz com muita honra e digno de reconhecimento. Rio Fortuna, que foi colonizada predominantemente por imigrantes alemães, economicamente sempre possuiu características agrícolas, mas nos últimos tempos também vem crescendo em outros setores”, expõe o prefeito Lindomar Ballmann.

Plano Plurianual
Assim como Rio Fortuna, o município de Santa Rosa de Lima reuniu a população em uma audiência para apresentação de discussão do Projeto de Lei Plano Plurianual (PPA) para o período compreendido entre os exercícios de 2018 e 2021. A reunião ocorreu no último dia 20 na sede da Câmara de Vereadores. Vale ressaltar que a participação da sociedade na elaboração do PPA é importante porque acrescenta a visão dos munícipes, pois o documento é a tradução do plano de governo, explicitados as diretrizes, objetivos e metas da administração. Ou seja, determina as ações a serem executadas nos próximos anos.

Doações
O LEO Clube de Rio Fortuna, em parceria com o Lions Clube de Braço do Norte, promove uma interessante campanha para angariar doações que serão destinadas a instituições sociais na região. Trata-se da “Campanha do Leite”. Na Cidade das Riquezas Naturais, os pontos de coleta são os Supermercados Ricken, Central e Alberton. Contribuindo com a ação, você estará ajudando a Apae, Casa Lar, Cervhu, Pastoral da Criança, e Lar dos Idosos, em Tubarão. Vamos fazer a nossa parte? Pois a felicidade de alguém pode depender de uma atitude nossa...


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Tubalcain Faraco, 21 - Centro - CEP: 88701-150 - Tubarão - SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital