São Paulo (SP)
Letícia de Oliveira
O atleta Allan Jones conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso no Jogos Paralímpicos Universitários, em São Paulo. A competição está sendo realizada no Centro Paralímpico Brasileiro desde quarta-feira e termina hoje. A delegação de Braço do Norte viajou com cinco atletas juntamente com a professora Jane Neves Pereira. Os atletas representam a Unisul e a Unibave, que tem polos na cidade de Braço do Norte.
No último ano, participaram dois paratletas que conquistaram seis medalhas, sendo três de ouro e três de prata. Com os resultados a Unisul ficou em quarto lugar no feminino e em 14º lugar no masculino pela Unibave.
Este anos participam dos Jogos Paralímpicos Universitários cerca de 250 atletas. São estudantes representando quase 200 instituições de ensino, de 24 estados e do Distrito Federal. A competição reúne sete modalidades: atletismo, bocha, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.
Os números mostram um crescimento de 30% em relação aos participantes da edição de 2017. O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, falou sobre o aumento dos atletas. “Para a CBDU, é uma satisfação enorme ver o aumento do número de participantes nesta terceira edição dos Jogos Paralímpicos Universitários. Praticamente triplicou com relação à primeira edição, o que mostra o acerto que foi a parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a CBDU, em investir os recursos da Lei Agnelo Piva nesta competição, e os frutos disso é que além do engrandecimento quantitativo e qualitativo da competição, nós temos aqui sete medalhistas paraolímpicos participando”, destacou.
Os Jogos são organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).