
Tubarão
Um acordo inédito foi fechado na tarde ontem na secretaria de desenvolvimento regional em Tubarão: uma parceria público-privada vai agilizar a elaboração dos anteprojetos de reformas e ampliações de unidades escolares. A ação, feita em conjunto entre a SDR e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), não irá gerar ônus aos cofres públicos.
“Este acordo vai fazer com que as licitações saiam mais rapidamente. Com isso, não corremos o risco de perder os recursos assinalados no Pacto pela Educação”, comemora o secretário Estêner Soratto Júnior (PSDB). Os profissionais terão até o dia 10 do próximo mês para entregar este material.
Com exceção dos trabalhos a serem desenvolvidos nas escolas Sagrado Coração de Jesus, Tomé Machado Vieira e Henrique Fontes, os quais serão pagos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento na Educação, as outras ações estão integralmente previstas no Pacto por Santa Catarina.
“Esta foi a alternativa que encontramos para pular uma etapa e dar celeridade a estes processos. Caso contrário, seriam necessários de três a quatro meses para lançar o edital de licitação para escolha de uma empresas para fazer os anteprojetos. Um tempo que não podemos perder”, destaca Soratto.
Quem fará o quê
• A empresa Pro Eng Engenharia fará os anteprojetos das escolas Antônio Knaben, de Gravatal, e Sagrado Coração de Jesus (Irmãs Baianas), de Tubarão. Os profissionais Eduardo Marcelo da Silva e Celso Zanoni Filho assinarão os documentos.
• A engenheira Daniela Milanez Zarbato fará o anteprojeto da ampliação da escola Dite Freitas (Cedup), e de reforma da Tomé Machado Vieira. Ambas instituições de Tubarão.
• A Sublime Arquitetura será a responsável pelos documentos da Escola João 23 e do ginásio poliesportivo do Colégio Henrique Fontes, ambos em Tubarão. Os anteprojetos serão assinados pelos arquitetos Maykon Luiz da Silva e Carolina Locks.