FOTO: PMPG Divulgação, Notisul
Pedras Grandes deu início, nesta semana, ao primeiro curso de condutor de turismo do município. A iniciativa é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da UNIPEG e da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o UNIBAVE. As aulas acontecem em um prédio histórico revitalizado, antiga sede escolar adaptada especialmente para a formação, idealizada pelo prefeito Agnaldo Filippi.
Aulas começaram com patrimônio cultural
O curso começou na segunda-feira (22) com a disciplina Patrimônio Cultural e Interculturalidade, ministrada pelos professores Idemar Ghizzo e Valdirene Dorigon. Ambos são especialistas em museologia e na história da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, com ênfase nas colônias Azambuja e Grão-Pará.
Turismo em crescimento exige capacitação
Segundo o prefeito Agnaldo Filippi, a criação do curso atende à demanda crescente pelo turismo em Pedras Grandes.
“Precisamos capacitar e formar profissionais habilitados para transmitir ao turista a história de Pedras Grandes. Outro objetivo é fortalecer o turismo de base comunitária, aproveitando as pequenas propriedades rurais para a nova realidade turística do município”, afirmou.
A proposta é criar uma rede de profissionais preparados para atuar como guias locais, valorizando a história, a cultura e os atrativos da cidade.
Preparação para os 150 anos da imigração italiana
O curso de condutor de turismo também integra o calendário de preparação para as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, que serão celebrados em 2027. O marco histórico faz referência à fundação da Colônia Azambuja, em 28 de abril de 1877.
De acordo com a administração municipal, a formação inaugura uma série de atividades comemorativas que vão marcar o sesquicentenário da imigração italiana na região, reforçando o vínculo entre turismo, cultura e identidade local.
