Início Geral Pelo Estado – Cota da tainha causa preocupação, mais uma vez  

Pelo Estado – Cota da tainha causa preocupação, mais uma vez  

 

Novo ano, nova safra e a mesma velha história. O Governo do Estado de Santa Catarina vai à Justiça para tentar derrubar a decisão do governo federal que põe fim a pesca da tainha na modalidade arrasto de praia, que já teria atingido a cota pré-estabelecida de 1.332 toneladas somente nos primeiros 38 dias. Faltando quase um mês para o fim da temporada de pesca, os pescadores correm o risco de ficarem de mãos atadas. 

E esta não será a primeira vez que o governo estadual briga com o federal, justamente por conta do problema da pesca. Se nos anos anteriores a solução não foi encontrada, como querem resultado diferente se estão indo pelo mesmo caminho, a briga judicial? Quem sabe uma estratégia não tentada anteriormente, um diálogo racional entre as partes, o oferecimento de uma contrapartida, qualquer coisa que realmente solucionasse o problema dos pescadores que serão economicamente prejudicados. 

Usar como argumento a questão da tradição da pesca não cola, porque o que se quer, no final de tudo, são números. 

A deputada Paulinha (Podemos) coordenou uma mobilização em defesa da pesca artesanal catarinense. A iniciativa trabalhou na elaboração de uma carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e aos ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente pedindo a revogação imediata da cota imposta exclusivamente a Santa Catarina. A parlamentar tenta, ainda, receber o apoio da Bancada Catarinense em seu ato, que já é um primeiro passo diferente dos tantos outros que não deram em nada. 

 

E a pré-campanha segue pelo Estado 

João Rodrigues segue em ritmo acelerado em sua pré-campanha. ​No último final de semana, o ex-prefeito de Chapecó esteve em Lages, recepcionando o presidenciável Ronaldo Caiado (PSD), que cumpriu sua segunda agenda em solo catarinense em menos de um mês. Junto deles estiveram reunidos lideranças expressivas do PSD, MDB, PP e União Brasil, que encerraram a noite em uma visita à Festa do Pinhão. 

Em seu discurso, João Rodrigues convocou a militância a fazer um comparativo real entre os modelos de administração pública, prefeitura de Chapecó e o Governo do Estado. Já ​Caiado defendeu o agro e chega chancelado por pesquisas nacionais. Ele focou seu discurso na defesa intransigente do direito de propriedade e na segurança jurídica para o homem do campo, bandeiras históricas que o aproximam fortemente do eleitorado de Santa Catarina. 

 

Simulado 

Santa Catarina enviará 20 bombeiros militares e dois cães de busca ao Rio Grande do Sul entre os dias 9 e 11 de junho para o primeiro simulado interestadual de atendimento a desastres, que reunirá equipes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, no município de Encantado (RS). 

O exercício ocorre em um contexto de fortalecimento da preparação para grandes eventos climáticos, tendo em vista as previsões de grande impacto do El Niño no segundo semestre deste ano e o que já foi observado no RS nos anos anteriores. 

 

Empreende ADV 

A OAB/SC e o Sebrae/SC acabam de lançar um programa que vai fomentar o empreendedorismo e qualificar a gestão de um universo superior a 50 mil profissionais no Estado, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico. O projeto Empreende ADV marca o ingresso pioneiro de Santa Catarina ao programa nacional desenvolvido pelo Conselho Federal da OAB e Sebrae nacional para levar modernização e competitividade a escritórios de advocacia. O lançamento do programa contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, e do coordenador-geral das Comissões, Procuradorias e Projetos Estruturantes da OAB Nacional, Rafael Horn. 

 

Coopercon SC 

A Cooperativa da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (Coopercon SC) anunciou a conquista de novos certificados de conformidade, emitidos pela certificadora internacional Bureau Veritas, homologando duas grandes usinas parceiras localizadas no Egito.   

Até então, as operações de importação de aço da cooperativa catarinense estavam concentradas em unidades parceiras na Turquia. Os novos certificados atestam que o aço produzido nas usinas do Egito atende rigorosamente às exigências das portarias do Inmetro e às normas da ABNT para uso em estruturas de concreto armado. 

A cooperativa está convidando indústrias, construtoras e incorporadoras interessadas a participarem da formação de demanda para os próximos lotes de importação. As empresas podem formalizar suas intenções de volume no site ou obter mais detalhes pelo e-mail atendimento@cooperativasc.com.br. 

 

Empreendedorismo 

O empreendedorismo catarinense começou 2026 em ritmo acelerado. Dados divulgados pela Junta Comercial de Santa Catarina mostram que o estado registrou 96.397 novos CNPJs nos três primeiros meses do ano, com saldo positivo de 45.350 empresas, crescimento de 6,5% em relação ao mesmo período de 2025. Mas, se os números revelam uma economia aquecida, também acendem um alerta entre especialistas: a velocidade de abertura não tem sido acompanhada pelo cuidado na estruturação jurídica dos novos negócios. Os números da Junta Comercial traçam um retrato inédito do empreendedor catarinense. Do total de sócios cadastrados no período, 58,2% são mulheres. Empreendedores entre 21 e 31 anos já respondem por mais de 30% das constituições empresariais. O perfil é cada vez mais digital, feminino e jovem, características que, segundo especialistas, exigem modelos societários compatíveis com essa nova realidade. 

Sair da versão mobile