Início Pelo Estado Pelo Estado – Malha Sul Ferroviária passará por estudo técnico  

Pelo Estado – Malha Sul Ferroviária passará por estudo técnico  

 

Os estados que integram o CODESUL (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) realizam na quinta-feira, 24, um ato solene de homologação de contratação de consultoria especializada, por meio do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), para realização de um estudo sobre a Malha Sul de ferrovias. 

O ato, que torna público o início dos trabalhos, será realizado na residência oficial da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm. 

“Contratamos um estudo técnico para elaborar uma proposta alternativa abrangendo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e que servirá para contrapor a proposta apresentada pelo governo federal. Precisamos de um modelo que priorize investimentos, eficiência logística e desenvolvimento regional”, enfatizou a secretária de Estado de Articulação Nacional e do CODESUL/SC, Vânia Franco. 

O consórcio que venceu a licitação será liderado pela Alvarez & Marsal (A&M), empresa de reconhecida atuação e expertise internacional, com a parceria da Eagle Consultoria Econômica e de Engenharia e o escritório Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Andrade. 

 

De volta ao governo 

Em comunicado divulgado na última segunda-feira, 21, Jorginho Mello informou que reassumiu o Governo de Santa Catarina em razão das fortes chuvas que atingem o Estado. 

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e as forças de segurança estaduais estão mobilizadas para prestar atendimento à população e aos municípios afetados. 

Entre as providências estão a disponibilização de abrigos, a distribuição de itens de primeira necessidade e o apoio às ações de assistência e recuperação das áreas atingidas. 

 

Campanha que segue 

Na reta final da campanha, o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), candidato à reeleição, intensifica as visitas aos municípios da Serra Catarinense e leva às reuniões com prefeitos, vereadores, dirigentes partidários e lideranças uma mensagem que considera fundamental para a escolha do eleitor: antes de votar, é preciso conhecer o trabalho realizado por cada candidato. Cobalchini tem chamado a atenção para o risco de uma escolha baseada exclusivamente na ideologia, no partido, no apoio a determinado candidato à Presidência ou simplesmente no número que aparece na urna. 

 

Inscrições abertas  

Estão abertas até 5 de outubro as inscrições para a 3ª edição do Profissional do Futuro – Universitário, categoria do Prêmio Profissional de Marketing Antunes Severo, da ADVB/SC. A iniciativa reconhece estudantes e projetos acadêmicos desenvolvidos em Santa Catarina nas áreas de Marketing e Vendas. Nesta edição, além dos TCCs, também podem ser inscritos projetos acadêmicos validados pelas instituições de ensino, como projetos integradores, planos de marketing, estudos de mercado e desafios empresariais. A cerimônia de premiação será realizada em 27 de outubro, em Florianópolis. 

 

Raio-x 

O Sebrae/SC e o Governo do Estado de Santa Catarina realizaram o encontro de apresentação da Inteligência de Mercado da Ovinocaprinocultura Catarinense e a entrega dos resultados do projeto pioneiro de Genômica Ovina. O evento reuniu produtores, agroindústrias, cooperativas, especialistas e autoridades para discutir a profissionalização da cadeia e novos horizontes de agregação de valor à carne e ao leite no estado. 

Desenvolvido pela consultoria SIA (Serviço de Inteligência em Agronegócios) a pedido do Sebrae/SC e do Governo Estadual, o estudo de inteligência de mercado mapeou o fluxo produtivo, o processamento formal e o consumo no estado, a partir de dados da CIDASC (2013-2025) e de mais de uma centena de entrevistas com elos do setor. O diagnóstico evidenciou um paradoxo típico de cadeias emergentes: Santa Catarina conta com demanda de mercado aquecida no varejo e capacidade instalada nos frigoríficos, mas ainda apresenta oferta local dispersa e sazonal. 

Conforme apontam os registros oficiais, o abate formal catarinense de ovinos deu um salto expressivo na última década (atingindo pico de quase 79 mil cabeças/ano), mas historicamente cerca de 70% dos animais processados nas plantas frigoríficas de SC vêm do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, no campo e no varejo, a demanda por carne de cordeiro de qualidade supera a oferta atual. 

 

Conversa com o presidente 

Dando continuidade à política de interiorização da OAB/SC, o presidente da Seccional, Juliano Mandelli, estará em São Joaquim e Lages nesta quarta, 23, para mais uma edição do encontro “Conversa com o presidente da OAB/SC”. Em São Joaquim a Conversa acontece, às 13h30, na OAB São Joaquim. Em Lages o evento é às 19h, na sede social da OAB Lages. Os encontros vão reunir advogados e advogadas da região para um diálogo sobre as principais ações da entidade e temas que impactam a advocacia e toda a sociedade. A agenda integra o compromisso da atual gestão de ouvir a advocacia catarinense, acompanhar as demandas de cada região e apresentar as principais iniciativas desenvolvidas pela Seccional. Entre os assuntos que serão tratados está o encaminhamento da posição da OAB/SC, ao Conselho Federal da OAB, por uma rigorosa apuração dos acontecimentos no STF, além do ato realizado pela instituição em todo o estado com o lançamento de um manifesto sobre a crise do STF. 

 

Relações internacionais 

A governadora em exercício, Marilisa Boehm, recebeu o embaixador da Geórgia no Brasil, Zurab Mchedlishvili. É a primeira visita do diplomata a Santa Catarina. O encontro serviu para estreitar relações e contou com a presença de representantes das áreas de articulação internacional, atração de investimentos, Cultura e Turismo. 

O grupo apresentou os potenciais de Santa Catarina e os investimentos que vêm sendo feitos nos últimos três anos nas mais diversas áreas. 

 

 

Sair da versão mobile