Acredite quem quiser. Ou melhor, acredite se puder, mas o Governo Federal anunciou nesta quarta-feira, 28, que a obra do túnel do Morro dos Cavalos vai sair do papel e por fim a novela que mais assombra quem trafega pelas rodovias catarinenses.
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, a ideia do governo é construir dois túneis para possibilitar a duplicação da BR 101 na região. Ele também afirmou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deverá acelerar a elaboração dos projetos e que os parlamentares catarinenses direcionem as emendas para garantir os recursos.
As licitações devem ser lançadas ainda em 2026 – o ano acabou de começar, então, tem mais 11 meses para que isto aconteça – e, a Frente Parlamentar Catarinense e o Ministério dos Transportes defendem um prazo de até três anos para a conclusão da obra. E aparece aí a primeira divergência, já que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) decidiu transferir a responsabilidade pelas obras para a empresa CCR Motiva, e esta deu um prazo de quatro anos para a conclusão.
Lembrando que esta obra era para ter saído há 15 anos, tendo, inclusive, as licenças ambientais naquele período. Mas como nada é feito deste tempo para cá, o trânsito, qualidade de vida e economia catarinense vem sendo prejudicadas a cada atraso e promessa não cumprida.
Em 2025, após um grave acidente, houve apresentação de projetos, peregrinação de parlamentares a Brasília, estudo de propostas, entre outros. Só que, de fato, nada foi feito. Agora, o Ministro diz que o projeto apresentado pelo Governo do Estado não foi aprovado porque não era um “um projeto de engenharia com licença ambiental”.
Façam suas apostas!
Processo seletivo
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu inscrições para o Processo Seletivo Especial por Histórico Escolar UFSC 2026-1, destinado ao preenchimento de vagas remanescentes de cursos de graduação da instituição oriundas do Vestibular Unificado 2026 e do Vestibular Letras-Libras 2026. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, até 3 de fevereiro. A seleção será feita por meio da análise do histórico escolar do Ensino Médio. A Confirmação de Inscrição, com a Nota Final utilizada para classificação, será disponibilizada a partir de 9 de fevereiro de 2026, quando também será divulgada a lista de inscrições indeferidas.
Justa homenagem
O primeiro Hospital Veterinário Municipal da Capital levará o nome do cão comunitário Orelha, uma homenagem ao cãozinho vítima de maus-tratos em caso que comoveu a cidade. A homenagem foi anunciada pelo prefeito Topázio Neto.
A estrutura contará com clínica geral, atendimentos de emergência, cirurgias, castrações, exames laboratoriais e de imagem, além de tratamentos especializados. Um dos principais avanços é o plantão 24 horas para animais sob responsabilidade da Dibea, internados na unidade ou atropelados.
Carreta Agro
A primeira parada da Carreta Agro pelo Brasil será no Campo Agroacelerador Coperja, em Jacinto Machado, nesta quinta e sexta, 29 e 30. A estrutura itinerante multiuso apresenta as iniciativas do Sistema CNA/Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais, com o objetivo de levar tecnologia, inovação e conhecimento aos produtores rurais e parceiros do agro.
Santa Catarina é o primeiro Estado do País a receber o projeto nacional. Depois de Jacinto Machado, a carreta marcará presença na feira Tecnoeste, em Concórdia (oeste), de 10 a 12 de fevereiro, no Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho (oeste), de 18 a 21 de fevereiro e no Show Tecnológico Copercampos, em Campos Novos (meio oeste) de 24 a 27 de fevereiro.
Reconhecimento
O advogado Marcus Vinícius Borges, sócio do Núcleo Imobiliário da Menezes Niebuhr, foi homenageado nesta semana com a medalha Professor João David Ferreira Lima, concedida pela Câmara Municipal de Florianópolis. O ato foi em reconhecimento aos seus 20 anos de relevantes serviços prestados ao magistério superior na capital catarinense, com destaque para o trabalho desenvolvido na UFSC. O reconhecimento foi entregue pelo vereador Rafinha de Lima, durante encontro do setor imobiliário realizado em Florianópolis, que debateu sobre as tendências do setor para 2026, e contou com a participação de quase 200 empresários.
Proibido proibir
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) suspendeu os efeitos da Lei Estadual que proibia a adoção de cotas raciais e outras políticas de ação afirmativa por instituições de ensino superior públicas ou que recebam recursos públicos no Estado.
Ao analisar o pedido de urgência, a relatora da ação, em trâmite no Órgão Especial do TJSC, destacou que a lei entrou em vigor sem período de adaptação, passando a produzir efeitos imediatos sobre o funcionamento das universidades. A decisão aponta que a proibição das ações afirmativas vinha acompanhada de consequências jurídicas relevantes, como a anulação de processos seletivos, a aplicação de sanções administrativas, a responsabilização de agentes públicos e até a possibilidade de restrição no repasse de recursos financeiros.
A decisão também lembra que a jurisprudência do STF já reconheceu a constitucionalidade das políticas de ação afirmativa, inclusive aquelas com recorte racial, como instrumentos legítimos de promoção da justiça social.
