Início Pelo Estado Pelo Estado – Possível entendimento entre Trump e Lula anima a indústria

Pelo Estado – Possível entendimento entre Trump e Lula anima a indústria

Foto: Ricardo Stuckert - Divulgação: Notisul

 

Esta semana, não se fala em outra coisa no país que não seja a aproximação entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente do Brasil, Lula da Silva (PT), e da possibilidade de um encontro entre os dois na próxima semana, conforme foi divulgado pelo próprio republicano. A possibilidade, ainda que remota, de um entendimento e retirada das sanções contra o país soa como um alento, principalmente, para os empresários.

Em Santa Catarina, a Federação das Indústrias do Estado (FIESC) encara isto como um avanço.

“A possibilidade de um diálogo direto entre os presidentes Lula e Trump é uma notícia de extrema importância. Isso porque pode, finalmente, abrir as portas para avanços efetivos na questão das tarifas, que têm provocado impactos relevantes na competitividade dos produtos brasileiros nos Estados Unidos”, afirma o presidente da entidade, Gilberto Seleme. A FIESC destaca ainda que a disponibilidade para iniciar negociações era o que o setor empresarial cobrava do governo brasileiro desde o início do chamado tarifaço.

“A notícia chega no momento em que mais empresas catarinenses estão se vendo obrigadas a realizar demissões motivadas pela queda nas vendas ao mercado norte-americano, especialmente nos segmentos de madeira e móveis. Esperamos que, a partir de agora, o diálogo seja exercido com objetividade e pragmatismo”.

Santa Catarina tem nos Estados Unidos seu principal destino de exportações. Os segmentos de madeira e móveis estão entre os mais afetados pela imposição de tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros, dada sua exposição ao mercado norte-americano.

 

PEC arquivada

Depois de virar polêmica em todo o país, na esquerda e na direita, finalmente a PEC da Blindagem teve o fim que merece, foi descartada, ou melhor, arquivada por unanimidade no Senado. Os senadores catarinenses Jorge Seif (PL) e Esperidião Amin (PP) retiraram o apoio ao projeto, e Seif ainda admitiu que foi a manifestação da sociedade que o fez mudar de postura. Ele criticou também a possibilidade de retomada do voto secreto no Congresso. É o povo mostrando a sua força e os políticos mostrando para quem trabalham. Nada mais justo!

 

Sebrae

O Sebrae/SC e Sebrae Nacional lançou oficialmente, no dia 24 de setembro, o Polo de Referência e Disseminação Sebrae de Moda, uma unidade sistêmica de inteligência que nasce a partir da expertise catarinense para fortalecer os pequenos negócios do setor em nível nacional. O Polo atuará como uma plataforma integrada de estudo, pesquisa e desenvolvimento, oferecendo conteúdos, ferramentas e soluções para toda a cadeia da moda. O objetivo central é elevar a competitividade, a inovação, a sustentabilidade e o acesso ao mercado dos pequenos negócios do setor em todo o Brasil.

 

Celesc

A Celesc informa que respondeu, ainda na terça-feira, 23, à correspondência enviada pela Intercel em 22 de setembro de 2025, na qual a entidade comunicou a rejeição, em assembleia, da proposta apresentada pela empresa e a deliberação pela continuidade da greve. Na resposta, a Celesc solicita o encerramento do movimento e o retorno às atividades para que as negociações possam avançar de forma produtiva e equilibrada, visando à construção de um acordo que contemple de maneira justa os trabalhadores e garanta a qualidade dos serviços prestados à população catarinense. A Diretoria da Celesc reafirma que sempre esteve – e continua – à disposição para o diálogo e para a construção conjunta de soluções que atendam aos interesses da empresa e de seus empregados.

 

Investimento

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve nesta terça-feira, 23, no Porto de São Francisco do Sul para participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço da dragagem da Baía da Babitonga e da celebração dos investimentos nos portos de Santa Catarina (SC). O pacote de obras e autorizações somam R$ 436,6 milhões em investimentos destinados ao fortalecimento da infraestrutura portuária no Estado.

Atualmente Santa Catarina possui seis portos, sendo Itajaí, São Francisco do Sul e Imbituba, públicos; e Itapoá, Portonave e Teporti, privados estratégicos, voltados à atividade pesqueira e a cargas específicas.

 

Oportunidade

Santa Catarina está com 9.257 vagas de emprego abertas em todas as regiões do estado por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine SC). Deste total, 462 são exclusivas para pessoas com deficiência (PcD). Os números reforçam o protagonismo catarinense no cenário nacional da empregabilidade, resultado da força do setor produtivo aliado às políticas públicas de intermediação de mão de obra conduzidas pelo Governo do Estado.

Para se candidatar a uma das vagas, o profissional precisa procurar o Sine da sua região.

 

 

 

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile