Início Geral PF investiga fraude de boletos da Caixa em cidades do Sul de...

PF investiga fraude de boletos da Caixa em cidades do Sul de SC

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul

A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (11) em Forquilhinha e Nova Veneza, no Sul de Santa Catarina, em operação que apura fraudes contra a Caixa Econômica Federal. O esquema desviava valores de boletos pagos e pode ter causado prejuízos de centenas de milhares de reais.

Batizada de Operação Alea, a ação teve ordens expedidas pela Justiça Federal. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dois veículos, celulares e documentos que serão analisados para dar sequência às investigações.

Como funcionava a fraude

Segundo a PF, o golpe se aproveitava de um intervalo entre o pagamento de boletos e o repasse dos valores para o banco, conhecido como “float boleto”. Nesse período, os investigados simulavam operações que permitiam o desvio de recursos.

As investigações começaram em janeiro e têm como alvo duas funcionárias contratadas por uma instituição financeira que prestava serviços bancários. A PF apura também a participação de possíveis outros envolvidos no esquema.

Possíveis crimes

Os investigados podem responder por apropriação indébita, além de outros delitos financeiros que possam ser identificados no decorrer da apuração. O objetivo da operação é esclarecer a extensão dos danos e responsabilizar os autores.

Por que “Alea”?

O nome da operação faz referência à célebre frase de Júlio César: “Alea jacta est”, que significa “a sorte está lançada”.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile