Laguna
Terminou ontem o estudo de viabilidade do Porto Pesqueiro de Laguna, realizado por técnicos da Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas e Industriais (CPTI). O grupo esteve por duas na Cidade de Anita ontem visitou o porto entrevistou os proprietários de barcos e pescadores que atuam na Lagoa de Santo Antônio dos Anjos.
A coleta de informações subsidiará um a confecção de um projeto, cujo objetivo é atender as necessidades da região no que diz respeito à atividade pesqueira, um dos grandes motes da economia de Laguna. A dragagem da lagoa também integra este projeto (leia mais sobre o assunto na página 5 deste edição).
Nos próximos meses, um relatório será feito e encaminhado ao Ministério da Pesca. No mês passado, o ministro Altemir Gregolin sinalizou que o governo federal pretende investir pesado na reestruturação dos portos pesqueiros no país, e Laguna integra este plano.
A intenção é ampliar e reformar o terminal pesqueiro, que atende a frota do sudeste e do sul e apoia as embarcações que pescam em áreas próximas ao Uruguai. Somente para a confecção do projeto serão investidos R$ 369 mil. O prazo de conclusão é de seis meses pela empresa.
Os estudos serão importantes para a melhor estruturação da cadeia produtiva do pescado, não só na região, como de todo o estado. Até o próximo ano, o Ministério da Pesca disponiblizará recursos para reformar ou construir 20 Terminais Pesqueiros Públicos (TPPs) em todo o Brasil.