FOTO Vinicius Duarte/Decom/PMT Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, iniciou nesta segunda-feira (26) os trabalhos de retirada do chamado promontório, que consiste no acúmulo de resíduos e sedimentos localizado embaixo do deck da beira-rio, na região central da cidade.
Intervenção busca melhorar escoamento do rio
O serviço, autorizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), é considerado necessário porque o material acumulado compromete o escoamento da água do Rio Tubarão, alterando sua direção natural e aumentando a velocidade da correnteza.
Com o passar do tempo, essa condição contribui para a intensificação do processo de erosão, situação que foi agravada pelas enchentes registradas no município em 2022 e 2023.
Estudos técnicos embasaram a ação
De acordo com estudos realizados pela Defesa Civil, a partir de medições topográficas e do uso de imagens do modelo digital do terreno, foi estimado que aproximadamente 1.400 metros cúbicos de resíduos deverão ser removidos do local.
O trabalho envolve não apenas a retirada de sedimentos do solo, mas também a remoção de vegetação, tanto nativa quanto exótica, existente no trecho afetado.
Ação tem respaldo técnico e ambiental
A Prefeitura informou que a intervenção segue critérios técnicos e ambientais e está respaldada por uma nota de informação técnica, que detalha a necessidade da ação e autoriza a execução do serviço.
O documento está disponível para consulta no anexo divulgado pelos canais oficiais do município.
Local: Deck da beira-rio – região central de Tubarão
Ação: Retirada de sedimentos e resíduos
Volume estimado: 1.400 m³
Responsável: Secretaria de Proteção e Defesa Civil
