Tatiana Stock
Tubarão
Santa Catarina tem sofrido com os efeitos causados por temporais. Dos 74 municípios em situação de emergência, 65 estão incluídos no decreto estadual assinado pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Com a troca de estação e o efeito do el ninho, o quadro pode piorar.
De acordo com a meteorologista Giusania Cruz, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), o tempo continuará instável, com nebulosidade e propensão a chuva de granizo no litoral sul, além de ventos mais fortes após a entrada de uma frente fria amanhã. Quanto à entrada da primavera, ela avisa: “Será mais chuvosa, porque estamos com o efeito do el ninho, o que ocasionará temporais e chuvas de granizo frequentes”, alerta Giusania.
De acordo com o engenheiro químico Rafael Marques, da estação meteorológica Oregon, localizada na Vila Moema em Tubarão, foram mais de 180 milímetros de chuva na cidade, do início do mês até ontem, o equivalente a mais de 100% da média estipulada. Esse excesso de água pode trazer inúmeros prejuízos à região. “Erosão de solos, morros muito desmatados, assoreamento de rios, dificuldades para o plantio do arroz, perda de peso dos gados, por falta de pasto, o que resulta em um gasto maior com ração, além dos alagamentos”, enumera Rafael.
Em Tubarão, os estragos restringiram-se a alagamentos. “Estamos solucionando alguns alagamentos, no bairro Monte Castelo, reconstituindo as estradas danificadas e desmoronamentos”, explica o secretário de desenvolvimento urbano da prefeitura de Tubarão, Nilton de Campos.
Mais cidades
Além das cidades em situação de emergência, a Defesa Civil do estado informou que mais municípios foram afetados na última semana, um total de 82 cidades atingidas.
