FOTOS Kelen Bardini/PMT Divulgação Notisul
Treinamento prepara equipe para agir em situações de emergência
Com foco em prevenção, orientação e intervenção em situações de risco, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família promoveu na tarde de quarta-feira (12) uma capacitação em primeiros socorros destinada às profissionais do Serviço de Acolhimento Bem Viver.
O treinamento foi ministrado por especialistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no auditório da sede da secretaria, e teve como objetivo preparar as equipes para agir com segurança e rapidez em casos de emergência. 
A secretária Heloísa Cabral abriu o evento destacando a relevância da iniciativa:
“Nosso intuito é preparar, em especial, o grupo de cuidadoras, para qualquer emergência que possa ocorrer com as crianças que estão sob a responsabilidade do município, até a chegada dos profissionais especializados”, afirmou.
Curso aborda primeiros socorros e a Lei Lucas
Durante o curso, o coordenador do SAMU, Thiago Geremias Henrique, e o socorrista Ilson Matiola apresentaram os fundamentos da Lei Lucas nº 13.722, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para profissionais que atuam com crianças e adolescentes.
O conteúdo incluiu noções práticas e teóricas sobre:
-
Intoxicações e desmaios;
-
Convulsões e acidentes com animais peçonhentos;
-
Ferimentos, fraturas e hemorragias;
-
Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em adultos e crianças;
-
Manobras de desobstrução das vias aéreas.
Os participantes puderam simular atendimentos e aprender as ações corretas para estabilizar uma vítima até a chegada de socorro especializado.
SAMU reforça importância do preparo da comunidade
O coordenador Thiago Geremias destacou que os primeiros socorros podem — e devem — ser aplicados por qualquer pessoa treinada, de forma imediata e provisória.
“O objetivo é elucidar como funcionam os primeiros socorros e auxiliar na promoção de um ambiente mais seguro. Atitudes simples podem salvar vidas”, ressaltou Thiago.
A capacitação reforça o compromisso da Secretaria de Assistência Social com a formação contínua das equipes e o bem-estar das crianças acolhidas pelo município.