Tubarão
Nesta quarta-feira, foi a vez dos soldados da do 63º Batalhão de Infantaria do Exército, em Tubarão, conhecerem o projeto Programando o Futuro. A iniciativa visa capacitar jovens do serviço militar para oportunidades de inserção no setor de Tecnologia da Informação (TI).
Encampada pela ACIT por meio do seu Núcleo de TI e da prefeitura de Tubarão através do programa Geração 2050, conta ainda com o apoio da 3ª Companhia e do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e com a parceria das empresas GAM, Minha Entrada, News Soft, Ostec, Projedata, Trier Sistemas e WMW Sistemas.
O projeto é pioneiro no Brasil nestes moldes, foi inspirado em iniciativas vistas durante a Missão Israel 2019, realizada no início do ano. Além de contribuir para atender a necessidade das empresas de TI, por mão-de-obra, também trará oportunidades aos jovens que ingressam no Serviço Militar.
Além do apoio destas empresas no projeto, aguardam-se ainda novas adesões. Estes recursos serão destinados para a compra de computadores a serem utilizados na capacitação. A primeira etapa – Introdução à programação – prevê aulas no período noturno, às segundas, quintas e sextas-feiras, no Ifsc. Na próxima quarta-feira, às 10h, na ACIT, ocorrerá mais uma reunião, desta vez para finalizar o projeto e apresentar o cronograma de execução que terá como primeira etapa o processo seletivo dos candidatos à capacitação.
Na Amurel, mais de dois mil jovens concorrem anualmente ao processo, dos quais apenas 109 têm a oportunidade de se tornarem efetivamente militares. Neste processo, ele passa por entrevistas, visita social em residência, exames físicos e sanitários (incluindo exame toxicológico) e, ao longo do ano de instrução o universo incorporado absorve importantes valores sociais como disciplina, responsabilidade, espírito de equipe, liderança, abnegação, patriotismo entre outros.