Lançado ontem, estudo vai fazer avaliações de dois pontos por mananciais.
Tubarão
O Projeto Águas de Tubarão, que pretende melhorar a qualidade dos recursos hídricos da maior cidade da região, foi lançado ontem à tarde pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Tubarão (Funat). O evento começou por volta das 17 horas na sede da instituição, e foi parte das comemorações pelo Dia Mundial da Água.
Em uma primeira etapa será feito um diagnóstico da qualidade das águas superficiais dos principais rios em Tubarão. O estudo será realizado por meio da análise de diversos parâmetros físico-químicos que compõem o Índice de Qualidade da Água (IQA), complementado pelo Índice de Toxidez (IT), e ocorrerá nos rios Tubarão, Correas, Ilhota, Capivari, Caruru, Madre, Pinheiros e rio do Pouso.
Serão realizadas as análises de dois pontos por mananciais, verificando dessa forma com que qualidade as regiões banhadas pelos recursos hídricos selecionados recebem as águas e de que forma elas são passadas para um rio de maior volume ou para um município vizinho. Segundo a Funat, com isso vai ser possível avaliar como as atividades socioeconômicas de cada região interferem na qualidade dos mananciais.
A Funat assegura que a implantação do projeto contribuirá para o conhecimento das condições dos recursos hídricos e que ele se tornará uma ferramenta para a tomada de decisões, desencadeando ações que busquem conservar ou recuperar a qualidade das águas dos mananciais.
São parceiros deste projeto a empresa Tubarão Saneamento, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar (Comitê Tubarão) e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Tubarão (Comdema).