
Zahyra Mattar
Tubarão
Dar prazos é o mesmo que dar ‘com os burros na água’. Mas, no caso da construção da ponte de transposição do canal de Laranjeiras, na comunidade de Cabeçudas, em Laguna, é possível arriscar uma projeção: a autorização para o início das obras neste lote deve ser emitida ainda neste primeiro semestre.
Isto porque a licitação do trecho que completa a duplicação da BR-101 é a mais adiantada, no comparativo com as outras duas que ocorrem em paralelo: para a execução da pavimentação das pistas complementares à obra-de-arte especial de Cabeçudas e para a perfuração do túnel no Morro do Formigão, em Tubarão.
A comissão de licitação do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) marcou para amanhã, às 11 horas, a abertura das propostas de preços das três concorrentes (dois consórcios e uma empresa). O processo para as pistas complementares segue na fase de análise das propostas de habilitação, cuja abertura dos envelopes ocorreu em 25 de novembro do ano passado.
O motivo para o maior tempo está na grande quantidade de empresas participantes neste lote da obra. São 17 no total. Quanto ao túnel a ser perfurado no Morro do Formigão, a licitação segue indefinida, já que as duas participantes impetraram recursos a fim de contestar o resultado da fase de habilitação.
Edital de licitação da escolha da
empresa de supervisão é lançado
Está marcado para o dia 12 de abril, às 15 horas, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), em Brasília, a abertura das propostas de habilitação de empresas de consultoria interessadas em efetuar a supervisão das duas obras-de-arte especiais (OAE) de grande porte na região, remanescentes da licitação original da duplicação da BR-101, feita em 2004.
O edital foi publicado ontem no Diário Oficial da União (DOU). O certame visa a supervisão das obras de implantação da ponte sobre o canal de Laranjeiras, na comunidade de Cabeçudas, em Laguna, e da perfuração do túnel no Morro do Formigão, em Tubarão. Trata-se de um lote único, que engloba as duas OAEs, cujo orçamento está fechado em R$ 9.237.313,22 (valores de julho do ano passado).
Túnel Morro do Formigão
Valor global
R$ 57.308.398,33.
Prazo de execução da obra
720 Dias.
Descrição
A obra, um único lote, tange a perfuração do túnel de 900 metros no Morro do Formigão, em Tubarão. O projeto compreende ainda a execução de duas faixas de rolamento, acostamento e passarelas para pedestres.
Concorrentes
Serveng-Civilsan
Consórcio Sulcatarinense/Convap
Ponte de Cabeçudas
Valor global
R$ 676.765.171,66.
Prazo de execução da obra
1,5 mil dias.
Descrição
A obra está dividida em dois lotes. As concorrentes podem participar em ambos os certames ou apenas para um deles.
Lote 1
Diz respeito à pavimentação e obras complementares das pistas não licitadas em virtude da obra-de-arte especial. São 5,1 quilômetros no total. Para este trecho, é previsto o investimento de R$ 71.312.586,69. O prazo para conclusão é de 420 dias.
Concorrentes
♦ Bolognesi Engenharia.
♦ Consórcio Gaissler/Tengel.
♦ Confer Construtora Fernandes.
♦ Consórcio Azza/Engedal.
♦ JM Terraplenagem e Construções.
♦ Blokos Engenharia.
♦ Momento – Engenharia de Construção Civil.
♦ Consórcio Bandeirantes/TCL.
♦ Consórcio Castellar/TV.
♦ J. Malucelli Construtora de Obras.
♦ Coneville Serviços e Construções.
♦ Consórcio Araguaia Engenharia/Setep.
♦ Consórcio HAP/Convap.
♦ Pavotec Pavimentação e Terraplenagem.
♦ Trier Engenharia.
♦ Sulcatarinense.
♦ Delta Construções.
Lote 2
Versa sobre a execução da ponte, pilares e viadutos sobre o canal de laranjeiras. A extensão total é de 2.815 metros. Para isso, são dispensados R$ 605.452.584,97. O prazo de execução é 1.080 dias.
Concorrentes
♦ Consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase.
♦ Consórcio Ponte Nova (Construtora OAS e Construtora Norberto Odebrecht Brasil).
♦ Construtora Queiroz Galvão.